Apesar do Brasil possuir uma localização privilegiada do país para captação e produção de energia solar, ela representa apenas 1,7% da matriz energética nacional. Mas, esse cenário está mudando. Segundo a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), em 2021, houve um aumento de 63% na instalação de painéis fotovoltaicos no país, e em sua grande maioria, em residências, a fim de reduzir as contas de energia elétrica e não poluir o meio ambiente.
Aumento da procura no primeiro trimestre de 2022
De acordo com o levantamento realizado pela Logcomex, empresa que oferece soluções de big data e automação para o comércio exterior, nos três primeiros meses do ano foram importados US$ 1,4 bilhões em painéis solares. Isso coloca Brasil em 4º lugar na lista dos mais importados no período e representa um aumento de US$ 931,8 milhões em relação ao mesmo período do ano anterior, uma alta de 193,12%. No primeiro trimestre de 2021, ele ocupava a 15ª posição no ranking.
“Como o governo zerou as alíquotas da importação do produto, houve um crescimento na procura pelo produto, o que refletiu no aumento do valor da importação”, explicou Helmuth Hofstatter, CEO da Logcomex. “Da mesma forma, há um aumento na busca por energias renováveis, como a solar, impulsionando o setor”.
Como implementar energia solar no meu condomínio?
Aqui no portal publicamos uma série de entrevistas que vão te ajudar nessa jornada.
A primeira é a ‘Especialista aponta cuidados na hora de optar por energia solar’, que mostra o passo a passo na hora de implementar essa fonte de energia no seu condomínio. Para os síndicos que não desejam ter a responsabilidade extra da instalação e manutenção dos painéis solares, há a opção de fazendas solares, como a Hum, que você pode conhece melhor lendo esta matéria.
E para saber qual é o papel do síndico na implementação de soluções verdes, a gente tem uma entrevista com o síndico profissional Pedro Cantisano, apresentando o case de sustentabilidade do LeParc, um condomínio residencial de luxo do Rio de Janeiro.
E para te ajudar a entender de forma mais ampla todo conceito ecofriendly residencial temos a matéria ‘Condomínio Sustentável: entenda esse conceito’, que vai te ajudar a entender como transformar o seu prédio em um lugar de menor impacto no meio ambiente.
Financiamento de energia solar para condomínios
A CashMe oferece uma linha de crédito para condomínios que desejam investir em energia limpa, financiando 100% do valor do projeto, para implantação imediata, com taxa de juros de 0,99% ao mês. A carência para o primeiro pagamento é de até seis meses e prazo de pagamento é de até 10 anos. Os interessados podem pedir uma proposta clicando aqui.