Tudo que você precisa saber sobre o mercado imobiliário e condominial em minutos
Na Lupa: Cinco dicas para manter o ambiente condominial protegido durante os jogos
Começa hoje a Copa do Mundo do Qatar e com ela as resenhas entre amigos para assistir aos jogos, trazendo um fluxo extra de visitantes e prestadores de serviços para atender as necessidades dos moradores. Mas, como manter o ambiente seguro neste cenário? É sobre isso que conversei com Vinicius Vaz Ferreira, especialista de segurança do Grupo GR, que compartilhou cinco dicas para os moradores curtam esses momentos com tranquilidade. Confira:
- Observar a presença de pessoas estranhas próximas aos acessos do empreendimento, em especial nos momentos dos jogos da Seleção;
- Não abrir a porta para receber encomendas inesperadas sem realizar a devida abordagem e identificação, já que durante os jogos a demanda do serviço delivery aumentará.
- Evitar comentários ofensivos sobre a partida e sobre jogadores que já defenderam times rivais. Isso ajuda a impedir brigas e desentendimentos desnecessários entre moradores e usuários do empreendimento.
- Reforçar a segurança e a atenção nas comemorações após os jogos, como buzinaços, rojões e corre-corre nas ruas, que também configuram um quadro de riscos.
- Durante os eventos no interior do condomínio e/ou no apartamento do morador, a equipe da segurança deverá realizar o controle do acesso com atenção redobrada e com auxílio da lista de presença do evento atualizada. Após a identificação do visitante, o morador de destino deverá ser comunicado antes da liberação de acesso do visitante.
Monitor de inadimplência
A administradora de condomínios BRCondos acaba criar um indicador de mercado com base em dados para monitorar mensalmente a taxa de inadimplência condominial em cada região do país. Em sua primeira mostragem, o Norte a região com maior taxa (14,94%), seguido pelo Nordeste (14,77%), Sudeste (7,8%), Centro-Oeste (9,73%) e Sul (5,36%).
Aporte na área
A Approva Fácil, proptech pioneira na digitalização da venda de imóveis novos no segmento econômico, concluiu a captação de R$ 19 milhões em uma rodada seed liderada pela Terracotta Ventures — venture capital focada em investimentos em negócios digitais no mercado imobiliário da América Latina.
Tecnologia à brasileira
A proptech Tabas, especializada em aluguel de apartamentos mobiliados em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, será a primeira aquisição da multinacional Blueground e está programada para conclusão no primeiro trimestre de 2023. A ação faz parte da estratégia de expansão das atividades da startup estadunidense pela América Latina. Com base nas projeções financeiras atuais, estima-se que em conjunto, a holding gere uma receita de aproximadamente US$ 650 milhões até o final do ano que vem.
Housi à la Sergipe
A startup, que oferece moradia sob demanda, vai lançar o Smart Rio Residence, em Aracaju (SE). O empreendimento contará com 84 studios, sendo 12 deles duplex (loft).
A Housi fará a gestão da locação temporária das unidades, e os serviços Housi Decor e Housi Pay farão parte do pacote direcionado aos futuros locadores, caso sejam aprovados na assembleia que acontecerá ainda neste mês.
Centralização de processos
Com o objetivo de aprimorar a jornada do consumidor de imóveis, a FastBuilt, empresa desenvolvedora de soluções de automação para construção civil e gestão do pós-obra, acaba de lançar uma melhoria para sua plataforma. É a funcionalidade de acompanhamento de obra, onde o cliente pode consultar o andamento da construção do empreendimento, do lançamento até o momento da entrega.
“O consumidor final, o morador, geralmente tem contato com a nossa plataforma no pós-obra, com o manual do proprietário digital, e as opções de assistência técnica. Com a nova funcionalidade, queremos chegar na jornada do cliente uma etapa antes. Desta forma, a construtora pode fornecer mais informações para o morador, que fica sabendo como está o andamento da obra, além de poder apresentar fotos e vídeos de cada etapa, criando um relacionamento mais próximo e transparente com o cliente”, diz Adriana Bombassaro, diretora de operações da FastBuilt.
Giro
Os preços dos imóveis residenciais permaneceram em alta no terceiro trimestre de 2022, com crescimento de 10,3% em relação ao período anterior, mas foi o menor aumento da série histórica do Indicador de Confiança do setor Imobiliário Residencial, realizado pela Abrainc (Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias) em parceria com a Deloitte, maior organização de serviços profissionais do mundo. A maior taxa de crescimento do índice geral foi no 2º trimestre de 2021, com alta de 23% frente ao período anterior.
***
A HM Engenharia foi reconhecida pelo Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo com o selo ‘Empresa Amiga da Justiça’, que certificou o compromisso da construtora em manter políticas que buscam aprimorar a comunicação com os clientes, desenvolvendo acordos que evitem o excesso de judicialização.
***
Ontem, no Dia Mundial do Banheiro (19/11), o Grupo Tigre anunciou a entrega de 15 banheiros para os seus profissionais. O Projeto Meu Banheiro Novo surgiu em comemoração aos 80 anos da empresa e conta com o apoio do ICRH (Instituto Carlos Roberto Hansen), seu braço social. A campanha, iniciada em 2021, foi conduzida no Brasil e no exterior, com a finalidade de entregar um banheiro com condições adequadas para higiene.
Eventos
De olho no crescimento do mercado imobiliário, a proptech Minha Casa Financiada realiza amanhã, dia 21, em São Paulo, o MCF Day – 1º Congresso de Construção Financiada do Brasil. O evento vai reunir especialistas do ramo imobiliário para falar sobre inovação, futuro do setor e novos fundos de crédito para o mercado, além de trazer soluções para construção civil: como técnicas construtivas mais responsáveis, vendas e como a indústria 4.0 influencia no atual cenário do mercado construtivo.
***
O IBAPE/SP realizará, entre os dias 21 e 23 o curso de Gestão e Procedimentos de Aprovação de Reformas em Condomínios. As aulas são direcionadas para engenheiros, arquitetos e também síndicos e administradores de condomínios que atuam nas áreas de reformas e de perícias de edificações. Para inscrições acesse.
***
A OMA, administração de imóveis e condomínios, realizará na próxima terça-feira, 22, o evento “Jornada ao Futuro: Transformação e Inovação”, no Villaggio JK. A iniciativa discutirá os impactos das inovações tecnológicas na gestão e vida condominial, além de homenagear os síndicos previamente pelo seu dia, em 30 de novembro.
**
A Exposíndico e o VII Congresso APSA de Síndicos Profissionais e Gestores de Propriedades Urbanas serão realizados nos dias 29 e 30 de novembro, no Copacabana Palace, no Rio de Janeiro. Com o tema “Síndico: o agente de mudança da sociedade”, várias palestras abordarão a revolução que ocorre no universo condominial. Para mais informações acesse o site.
Top 3
Nesta semana,na liderança do trio de conteúdos mais lidos do portal está a matéria ‘Copa do Mundo: regras para liberação dos empregados’ que explica as regras trabalhistas sobre a jornada de trabalho nos dias de jogos da seleção brasileira. Inclusive você encontra aqui no Portal uma série de conteúdos sobre o impacto dos jogos na vida condominial. Além disso, você pode conferir nossa Condo.live exclusiva sobre o tema, com Rafael Thomé, presidente da ABADI, clicando aqui.
Em segundo lugar vem a matéria ‘Academia é coisa do passado? Saiba o futuro delas nos condomínios’, com entrevista com nosso colunista Odirley Rocha, seguida pela ‘Cobrança de taxa de lixo na conta de luz pode aumentar inadimplência’, que ocupa o top 3 pela segunda semana consecutiva.