Tudo que você precisa saber sobre o mercado imobiliário e condominial em minutos
BRCondos permite monitoramento individual da recarga de automóveis elétricos
Com o aumento da disponibilidade de carros elétricos e híbridos, a população tem se interessado cada vez mais por esses veículos, afinal, além de serem extremamente tecnológicos, também reduzem a poluição. Segundo dados da ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico), houve um aumento de 67,13% nas vendas dos veículos movidos totalmente por energia elétrica na comparação com o ano anterior.
Porém, isso se tornou um problema a ser resolvido nos condomínios, para organizar a disponibilidade de carregadores e principalmente, para a gestão da cobrança da carga, pois geralmente o carregador utiliza energia elétrica do espaço comum do condomínio e, portanto, o morador que usou o carregador precisa pagar pelo consumo.
Para resolver essa questão, a BRCondos, aplicativo de administração condominial, passou a permitir que os condôminos pudessem acompanhar, em tempo real, suas recargas de energia.
“Com essa integração, o morador usará o mesmo aplicativo que usa para fazer reserva do salão de festa, por exemplo, para reservar o carregador do seu veículo elétrico. O morador então receberá uma notificação no aplicativo assim que terminar a carga da bateria. E o sistema fará automaticamente a cobrança integrada com o boleto da taxa condominial, ou debitado no cartão de crédito, conforme o perfil de crédito do morador”, comenta Hugo Cordeiro, CEO da BRCondos.
Dessa forma, será possível um maior controle por parte da administração do condomínio, evitando dor de cabeça para os síndicos e minimizará problemas entre os moradores pela transparência no processo de reembolso do consumo de energia das áreas comuns.
“Estamos muito contentes com essa novidade! Acreditamos fortemente na tecnologia e no que ela pode nos proporcionar, hoje temos alta demanda em relação à recarga de veículos elétricos, por isso, pensamos em uma forma de facilitar e integrar ainda mais os serviços oferecidos pelo condomínio. A tendência mostra que nos próximos anos o número de veículos elétricos vai se multiplicar no país” finaliza Cordeiro.
Squair faz monitoramento energético da casa do BBB23
Durante a 23ª edição do Big Brother Brasil, os participantes não serão os únicos vigiados. Por meio de uma parceria com a Globo, a Squair – startup que desenvolve soluções para gestão inteligente de ativos energéticos – realiza o monitoramento de quadros elétricos de toda a estrutura da casa onde acontece o reality show mais assistido do país, durante sua duração.
Foram instalados 35 medidores de energia espalhados por todos os circuitos críticos de engenharia da Globo que atendem o BBB. Isso inclui o sistema de nobreaks, o sistema elétrico de iluminação cênica que é utilizado no interior da casa e também toda a parte de serviço, onde estão os painéis de câmeras, motores, disjuntor do quarto do líder, de iluminação fria, Led e de outras fontes de luz. Quadros voltados para efeitos especiais e diferentes provas também serão monitorados. Além disso, será monitorado o circuito de energia do sistema de HVAC (ar-condicionado).
Desenvolvida com tecnologia IoT, a solução, segundo a empresa, é capaz de conectar todos esses ativos, reunindo os dados gerados a partir do uso de cada um deles em apenas uma tela. Os sensores permitem, de forma remota, o acompanhamento em tempo real por 24 horas do comportamento do maquinário onde estão acoplados.
Cálculo trabalhistas em minutos
Um dos processos que fazem parte da rotina de muitos advogados e contadores e que acaba gerando certa dor de cabeça para estes profissionais é o cálculo trabalhista. E para facilitar esse processo tão importante, a Jusfy, startup jurídica, acaba de lançar a Justrabalhista, uma ferramenta que realiza desde cálculos mais corriqueiros, como férias e 13º salário, até os mais complexos, como horas extras. Ou, se precisar, todos eles ao mesmo tempo.
Anote na agenda
No próximo dia 1º de março, Adriana Molha e Ana Wadovski, sócias-fundadoras da Go Digital Factory, empresa que desenvolve soluções para educar pessoas sobre Web3, Metaverso e a Nova Geração de Tecnologias por meio de workshops, palestras, conteúdo e podcast, farão uma palestra na Fundação Getúlio Vargas (FGV). O evento é online, das 18h às 20h e os interessados podem se inscrever gratuitamente por meio deste link.
No próximo dia 04, das 8h às 19h, será realizado, em São Paulo, mais uma edição presencial do Papo Condominial Ao Vivo. Idealizado por Daniel Lima, síndico profissional com experiência em projetos nos EUA e Portugal, o evento tem como objetivo de debater as novidades e melhorias do mercado de administração condominial e desenvolver aprendizado aos profissionais do segmento, proporcionando networking entre os participantes que estarão presentes no local do evento e, também, para quem estiver acompanhando a transmissão online. Inscrições aqui.
Cidades que conectam pessoas e tecnologias é a temática principal do Smart City Expo Curitiba 2023. O evento, que será realizado do dia 22 a 24 de março, colocará as cidades no foco, como o principal elemento de ligação entre os cidadãos e a transformação urbana. Os interessados podem comprar seus ingressos aqui.
No dia 4 de maio de 2023, o Centro de Convenções Frei Caneca, na cidade de São Paulo, receberá mais uma edição da Expo Síndico, que irá debater as novidades do mercado condominial. Mais informações aqui.
As três mais lidas da semana
O texto mais lido da semana é o artigo ‘Síndicos, seus dias estão contados?’, de Odirley Rocha, especialista em segurança e futuro condominial e diretor de relacionamento do Porter Group, no qual ele fala como a tecnologia pode ser uma aliada na gestão condominial.
Em segundo lugar ficou mais um artigo: ‘A ilegalidade na cobrança da tarifa de água aos condomínios’ pelos advogados Alex Velmovitsky e Glaucio Monteiro sobre as cobranças indevidas da Cedae aos condomínios do Rio de Janeiro.
E fechando o pódio está a matéria ‘Inadimplentes no condomínio podem ser negativados no SPC e Serasa?’ na qual conversei com o advogado especialista em Direito Condominial Dr. Issei Yuki Júnior, que explicou como funciona essa questão.