Aqui, em 5 minutos, você vai ficar por dentro de tudo que acontece no mercado imobiliário e condominial
Na Lupa: Luz natural é tendência para prédios comerciais e residenciais
Não é à toa que o Sol é o astro rei: ele fez bem para a saúde física, mental e agora financeira – trazendo economia e agregando sustentabilidade para condomínios residenciais e comerciais. E com tantos benefícios, a luz solar vem ganhando destaque na construção civil, pois torna os ambientes mais agradáveis aos usuários, sejam eles moradores ou trabalhadores de prédios comerciais.
“O cliente se interessa por espaços abertos e integrados e a possibilidade de relação do ambiente interno com o externo é de suma importância. Fachadas envidraçadas sem interrupções e com entrada de luz natural é uma característica já padrão na procura por imóveis. O cliente foge de empreendimentos onde ele se sente fechado”, afirma o engenheiro civil Maurício Wildner da Cunha, da Construtora Andrade Ribeiro.
Entre as características descritas pelo profissional da construção civil como tendência da área neste aspecto estão as fachadas de vidro com insulação, terraços verdes e edifícios com substituição de pavimentos de cobertura por pavimentos livres, chamados de rooftops.
Gestão digital para condomínios pequenos
A startup Doitt chega ao mercado condominial com uma missão: auxiliar pequenas imobiliárias, administradoras, síndicos profissionais e síndicos condôminos na gestão de prédios com até 70 unidades. A expectativa é atender cerca de 600 condomínios nos primeiros 12 meses.
Coworking residenciais em alta
Tempo gasto em deslocamento é uma dor para todo brasileiro, que gasta em média 2 horas e 7 minutos no trânsito por dia – segundo pesquisa realizada pela Ipsos Brasil em parceria com a 99 POP. E por isso, a aposta em empreendimentos híbridos está em alta. E quem está apostando nessa onda são as incorporadoras Ética e Yutá, que em parceria com a Emibm Engenharia, incluiram um espaço de coworking no seu empreendimento residencial, o Urban Garden, em Goiânia. Além disso, o complexo residencial oferecerá lavanderia compartilhada, bicicletário e pitstop e bike station para manutenção para bikes e veículos.
Real Estate em alta
O Secovi-SP e o Núcleo de Real Estate da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (NRE-Poli) acabam de celebrar Acordo de Cooperação com o objetivo de desenvolver estudos, pesquisas, indicadores e demais iniciativas relevantes para o avanço da ciência e a geração de conhecimento em áreas de interesse comum.
O acordo prevê o intercâmbio de temas do NRE-Poli que possam agregar valor aos representados do Secovi-SP, bem como desenvolvimento de indicadores de mercado, de índice de atividade econômica, ações e programas que contemplem interesses de ambas as instituições, consoante com as atribuições e finalidades de cada uma delas.
Aporte de luxo
A MyDoor, proptech de casas de luxo compartilhadas, já tem destino para seu aporte de R$ 200 milhões, liderado pela RTSC Holding, com participação da Apex Partners: a compra de 30 imóveis de alto padrão – o dobro do que tem hoje – no litoral do Rio, nas cidades de Búzios e Angra dos Reis, na Bahia, em Trancoso e Praia do Forte, e no Ceará, em Aquiraz.
A startups atua vendendo casas de veraneio de alto padrão em fatias para até oito proprietários por unidade, que vão se revezar no uso. Cada um pode comprar até quatro fatias por imóvel.
Falta de imóveis para locação em BH
Passado o momento mais crítico da pandemia e o aumento do regime híbrido e presencial nas empresas impactou o mercado imobiliário mineiro. As pessoas, que migraram para casas de campo, sítios e cidades do interior, em busca de qualidade de vida estão voltando. E aquelas que procuram imóvel residencial, em especial na região belorizontina, estão enfrentando dificuldades.
Segundo a administradora de imóveis Netimóveis, a região mais procurada é a Centro-Sul, que já apresenta uma oferta baixa de imóveis, e que no geral, os preços subiram em até 20%, em toda capital. No primeiro trimestre deste ano, a empresa registrou 1.512 contratos de locação, 15% a mais do que no mesmo período de 2021, quando foram fechados 1.316 aluguéis.
Inteligência Artificial para o mercado imobiliário
A Vera, plataforma de inteligência imobiliária, vem para acirrar ainda mais o mercado de vendas de imóveis, oferecendo uma inteligência cognitiva que aprende sobre as preferências e necessidades de cada usuário, para ajudá-los a encontrar sua casa ou apê de forma simples e prática. Já para as incorporadoras, ajuda a identificar potenciais compradores de seus lançamentos e para os corretores, facilita a apresentação de seu portfólio. E para as imobiliárias, atua como uma ferramenta que entender como melhorar a experiência dos seus clientes. A solução é gratuita para corretores e vendedores independentes.
Monitoramento de energia em shopping
Fábio Amaral, engenheiro elétrico e CEO da Engerey, empresa especializada em painéis elétricos, aponta que o alto consumo de eletricidade em shoppings centers exigem o monitoramento, para evitar falhas de fornecimento, já que toda sua infraestrutura precisa de energia para funcionar plenamente.
Entre as soluções do mercado, ele destaca o SM6, Schneider Electric, que tem como base o IoT (Internet das Coisas) e tecnologia em nuvem, o que permite o monitoramento do fornecimento de energia em tempo real e a distância.
Além disso, o equipamento conta com sensores internos nas conexões, cabos e disjuntores que realizam monitoramento ininterrupto, prevenindo curtos-circuitos. “Em uma estrutura que possui uma demanda energética considerável, a melhor opção são painéis que possam ser monitorados constantemente, proporcionando uma manutenção inteligente”, afirma o executivo.
Eventos
O Grupo Porter realizará, na próxima terça-feira, 05, às 19h, o Conexão Sou Síndico, em Brasília com a presença de nomes como Odirley Rocha, seu diretor de relacionamento, Paulo Melo, presidente do INCC, e Tainá Matos, executiva da Síndico Foco. A entrada é gratuita. Inscrições: www.portergroup.com.br/sousindico/
Os advogados Adriana Kingeski e Henrique Castro, ministraram curso telepresencial sobre “Atualidades Jurídicas em Condomínios”, nos dias 5, 7, 12 e 14. O investimento é R$200. Mais informações: www.sympla.com.br/atualidades-juridicas-em-condominios__1582115
A mais lida
O artigo ‘Pode alimentar animais de rua nas áreas comuns do condomínio?’, da Dra Daniela Bibiano, que explica quais são os cuidados que devem ser tomados com animais de rua em condomínios, foi o conteúdo mais acessado no portal durante a semana.