Tudo que você precisa saber sobre o mercado imobiliário e condominial em minutos
Na Lupa: Executiva que aumentar a digitalização do setor
Juliana Carsoni, a nova CEO da Juntos Somos Mais, tem uma missão: fomentar o desenvolvimento e a digitalização deste mercado. Para isso, a executiva concentra os seus esforços em empregar ainda mais tecnologia no atendimento às necessidades e resolução de dores de diversas áreas quando o assunto é construção civil. “Minha chegada à Juntos Somos Mais reforça a estratégia de ecossistema da companhia e busca ganhos expressivos de inovação, em especial no nosso marketplace, uma plataforma com resultados bastante significativos e ainda sim com enorme potencial de crescimento”, comenta Juliana.
Uma pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) revela que sete a cada dez empresas já iniciaram seu processo de digitalização e, nos últimos cinco anos, 69% das empresas aderiram à novas tecnologias. Este dado revela que boa parte das empresas já estão em alguma fase da digitalização, porém a construção civil ainda está dando passos lentos. “Boa parte das atividades na construção civil ainda são realizadas de maneira tradicional, mas uma pesquisa realizada pelo nosso time de Inteligência de Dados, mostrou que há muito interesse no varejo em se digitalizar. É uma tendência e uma questão geracional. Estamos de olho nesses dados e, até pelo nosso DNA, buscamos sempre inovar utilizando a tecnologia”, afirma a CEO.
Aporte na área
A Bricksave, plataforma de crowdfunding imobiliário, garantiu US$ 3,2 milhões da rodada de financiamento de US$ 6 milhões capitaneada pela Graphene Ventures, empresa de Venture Capital multiestágio em empresas de tecnologia de alto crescimento.
Brasil no top 5 de construções sustentáveis
Um levantamento realizado pelo Green Building Council Brasil (GBCB) revelou que o Brasil é o quinto colocado em um ranking mundial em volume de projetos sustentáveis. Para a especialista Tatiana Fasolari, este movimento verde deve se fortalecer ainda mais e ditar tendências em 2023.
“Tecnologias de última geração nos ajudam a melhorar as decisões sustentáveis e a aprimorar equipamentos utilizados nas construções. Estas práticas equilibram os ambientes modernos em que vivemos com as necessidades ecológicas atuais”, afirma Fasolari, que é vice-presidente da Fast Engenharia, empresa especializada em overlays.
A tendência das moradas flexíveis favorece este ambiente de inovação. De acordo com um levantamento do Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe), 70% dos entrevistados não têm preferência por um imóvel fixo e 82% dos jovens brasileiros preferem experimentar a moradia.
Novos formatos de condomínios
É na cidade goiana de Pirenópolis que fica o Moriá Village, o primeiro condomínio com construções modulares para temporada na região. Com um área de 20 milm², e a menos de sete minutos de carro do centro histórico, a estância terá 12 cabanas de hospedagens em containers – das quais quatro já estão em pleno funcionamento.
Duas, a Green Roof Lodge e a Summer Glass Home, foram lançadas recentemente e já são sucesso na região, sendo conhecidas como cabanas das galáxias, por incentivar a contemplação da natureza e do céu noturno. O local também já conta com a Sunset Rooftop House e a Pop-up Tiny House.
Verde em São Paulo
A cidade de São Paulo ganhará um presente que a colocará no mapa internacional de exemplos de urbanização sustentável e mobilidade ativa: uma área verde de aproximadamente 10 mil m² na região da avenida Paulista, com mais de 400 árvores plantadas e mobiliário urbano assinado pelo premiado Estúdio Campana, dos irmãos Humberto e Fernando Campana.
O boulevard dedicado à convivência, à cultura e à inclusão social será construído em um trecho das alamedas Rio Claro e das Flores e da rua São Carlos do Pinhal, e as obras terão início ainda no primeiro semestre de 2023.
Aluguel em alta Curitiba
Segundo o relatório mensal de preços de dezembro do Imovelweb, os valores dos imóveis para alugar em Curitiba encerraram 2022 com alta de 23,2%, bem acima da inflação (5,9%) e do ajuste do IGP-M (5,5%), resultando em uma alta de 17,1 p.p. Em 2021, o índice anual de preços registrou um incremento de 14,5%, contra 5,4% em 2020.
Simulação de financiamento
O Apto, proptech especializada em imóveis novos, desenvolveu um simulador de financiamento imobiliário interativo. Na ferramenta, o usuário pode incluir o valor total que deseja investir, além da renda disponível para entrada, prazo de financiamento e percentual da taxa de juros ao ano.
Perfil de amantes de leilões imobiliários
Pesquisa realizada pela Zuk – antiga Zukerman Leilões – sobre o universo de leilões de imóveis on-line em 2022 identificou que as principais profissões compradoras são: empresários, advogados, comerciantes, administradores e empresárias, enquanto em 2021 eram empresários, advogados, comerciantes, engenheiros e aposentados.
Anote na agenda
A implantação do 5G nos municípios será um dos temas tratados no Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes da Região Metropolitana da Região Metropolitana de Curitiba e Litoral que será realizado no dia 16 de fevereiro, em Araucária. A entrada é gratuita para servidores públicos e representantes de entidades/universidades e podem ser adquiridas aqui.
Cidades que conectam pessoas e tecnologias é a temática principal do Smart City Expo Curitiba 2023. O evento, que será realizado do dia 22 a 24 de março, colocará as cidades no foco, como o principal elemento de ligação entre os cidadãos e a transformação urbana. Os interessados podem comprar seus ingressos aqui.
No dia 4 de maio de 2023, o Centro de Convenções Frei Caneca, na cidade de São Paulo, receberá mais uma edição da Expo Síndico, que irá debater as novidades do mercado condominial. Mais informações aqui.
As três mais lidas da semana
A matéria mais lida da semana é ‘Tribunais decidem sobre ITBI e IPTU na compras de imóveis’ que fala sobre a tramitação da decisão sobre quando o ITBI deve ser pago e de quem é a responsabilidade do pagamento do IPTU no caso de financiamento de bancário com alienação fiduciária.
Em segundo lugar veio ‘Conheça as funções do porteiro’ que explica o que é e não é responsabilidade do profissional. E fechando o trio a matéria ‘É possível exercer atividade comercial em condomínio residencial?’ que reuniu uma série de especialistas para explicar como funciona esse quesito.