Sustentabilidade e o setor condominial andam lado a lado. Cada vez mais, a gestão de recursos e a reciclagem de resíduos se tornam mais importantes. Na Condo.News Summit, que acontece na próxima sexta-feira, dia 20 de maio, na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio de Janeiro, a Cygle Ambiental terá a oportunidade de mostrar o seu trabalho e a diferença que pode fazer no setor condominial.
É justamente na mudança que podem fazer no setor condominial que a Cygle Ambiental está focada. O engenheiro ambiental Gabriel Brito, CEO e fundador da startup, destacou que espera conhecer diferentes novos modelos de negócios durante a Condo.News Summit, mas, além disso, ter contato com síndicos com a mente aberta para inovações em seus condomínios. Dessa forma, poderá apresentar o seu negócio para síndicos, investidores e outros profissionais condominiais interessados no assunto.
“Através de um entendimento de mercado, de uma pesquisa de mercado, a gente entendeu que muitos moradores de condomínios querem fazer o seu descarte correto de resíduos recicláveis, querem fazer esse papel de cidadão e não conseguem porque muitas vezes o condomínio não tem um sistema de coleta seletiva, não tem nada implementado. Então ele se sente impotente, não consegue fazer nada. Essa é uma dor do mercado. Também tem síndicos que querem implementar um sistema de coleta seletiva, mas não tem o conhecimento técnico para isso e acabam fazendo algo provisório, que não dá certo e causa até problemas e reclamações. Então, a gente vem para ajudar esses moradores que querem fazer o seu descarte correto, saber para onde está indo o seu resíduo e ajudar esses síndicos que querem implementar a coleta seletiva, fazer acontecer no condomínio, virar uma cultura para o condomínio”, explicou o profissional formado pela Universidade Federal Fluminense (UFF).
A empresa, inclusive, já ganhou um prêmio de melhor projeto, na categoria gestão de resíduos, em um programa da União Europeia. Por isso, para Gabriel Brito, o sucesso da startup está sendo moldado com base em três pilares: o armazenamento do material reciclável, a conscientização e o engajamento dos moradores e, por fim, o terceiro pilar é a destinação dos resíduos.
“Baseado nessas dores, qual é a solução que a Cygle traz? A gente entende que tem três pilares para a coleta seletiva funcionar em condomínios e esses pilares são o armazenamento desse material reciclável, então tem que ter um direcionamento correto, um armazenamento adequado e higiênico para esse material; o segundo pilar é a conscientização e o engajamento dos moradores, então eles têm que ter essa pegada de saber o que tem que separar, como vai descartar e saber para onde isso vai, ter essa transparência; e o terceiro pilar é para onde esse resíduo vai ser encaminhado, quem vai coletar, se essa empresa está licenciada para isso, se vai fazer a rastreabilidade desse material ou se não vai. Saber quem vai coletar e se vai ter uma periodicidade para não ficar acumulando resíduo no condomínio. Então a gente trabalha nesses três pilares, ajudando o condomínio a fazer a adequação da infraestrutura, a gente faz o trabalho de treinamento dos moradores, dos funcionários, um processo que a gente mostra os resultados da coleta seletiva mensalmente para que, de fato, haja um processo de mudança de cultura dentro do condomínio e a gente faz a coleta desse material, de maneira periódica, e doa todos esses recicláveis para cooperativas de catadores, fazendo um trabalho social. É basicamente esse o trabalho que a Cygle faz e leva para os condomínios, sempre buscando sustentabilidade”, finalizou.
Sobre a Condo.News Summit
A primeira Condo.News Summit, um evento completamente voltado para o mercado condominial, vai acontecer no próximo dia 20 de maio, de 9h às 19h, na Barra da Tijuca, na zona oeste do Rio de Janeiro. Com o objetivo de apresentar ferramentas disponíveis para atender síndicos do futuro, administradoras de condomínios inovadoras e condôminos mais exigentes, a Condo.News Summit será um evento de alta tecnologia.
Apoiado pela Engelink, o maior marketplace de serviços prediais do Brasil, e pela Cashme, uma fintech especialista em home equity com serviços voltados para condomínios, o evento vai reunir centenas de pessoas. Além de apresentar possíveis soluções para diversos problemas encontrados no setor condominial, desde questões contábeis até a gestão de pessoas, a primeira Condo.News Summit será uma grande praça para todos aqueles que quiserem expandir o networking dentro do mercado condominial.