A procura por soluções que sejam sustentáveis e econômicas para o bolso do morador vem sendo uma questão crescente nos últimos anos. Por isso, uma administração consciente sempre está atenta aos serviços atualizados que causam impacto significativo para a redução de custos e uma qualidade de vida melhor para o seu condômino.
As opções de serviços que são compartilhados em áreas comuns de condomínios têm se destacado como grandes auxiliares para o setor. Serviços, como por exemplo, de lavanderias instaladas para o uso cooperativo se tornou uma alternativa apropriada para aqueles que querem diminuir custos.
As lavanderias em conjunto podem ter dois formatos diferentes: um modelo mais independente, onde o próprio morador faz a sua lavagem ou o que há um serviço terceirizado que seja responsável por essa etapa, gerando uma tarifa – que pode estar incluída ou não nas taxas condominiais ou serviços de pay per use – para a realização do serviço.
Principais benefícios
Os condomínios que ofertam o modelo de serviço de lavanderias conjuntas, ajudam o seu proprietário nas mais diversas formas, sejam elas por um espaço maior, por uma redução de custos, com a valorização do imóvel e com práticas de sustentabilidade.
Economia
A prestação de qualquer serviço que seja novo gera preocupação básica de como isso irá influenciar na rotina financeira do morador ou até mesmo do próprio condomínio. As lavanderias compartilhadas apresentam uma melhora para a redução na conta de água e luz do proprietário, já que são os principais fatores utilizados para operação de máquinas de lavar.
“Atualmente está em alta empresas que locam máquinas industriais para serem instaladas nos condomínios, máquinas rápidas e econômicas, estas empresas cuidam diretamente da manutenção das máquinas, sendo remuneradas pelo uso dos condôminos. Assim, é estabelecida uma tabela de preços, o condômino faz uso do serviço e paga por ele”, aponta Gisele Fernandes, Gerente Geral do grupo OMA.
Os custos gerados para o condomínio com a utilização do serviço podem ser realocados em retorno para o imóvel, de acordo com Gisele. “O condomínio pode também recompor parte dos custo com a água e energia elétrica demandadas na lavanderia compartilhada, cobrando dos usuários, tendo por base a tabela de consumo entregue pela empresa que fornece as máquinas ou, quando possível com a instalação de medidores de água e energia elétrica na lavanderia.”
Mas a economia não fica apenas aplicada apenas nas contas mensais, onde também pode ser vista quando os novos moradores não precisam de compras de eletrodomésticos novos para instalação e futuras manutenções, poupando também desgastes futuros.
Otimização de espaço
Outra vantagem que pode ser destacada é a otimização e melhoria do espaço pessoal do condômino. Com o ambiente destinado para a lavanderia livre, o imóvel adquire mais um cômodo que está disposto para a personalização do seu morador para ser customizado da forma que for mais viável e proveitosa para ele.
Social
Mesmo que não seja o ambiente mais comum para esse tipo de fenômeno, a lavandeira em conjunto ainda pode servir como mais um dos locais do seu condomínio que se dispõem a socialização e interação entre vizinhos.
Manual de funcionamento
A elaboração de regras e boas normas para o funcionamento do setor deve ser discutida e abordada com os moradores que irão utilizar o serviço, pois assim como qualquer outra área em comum condominial, o convívio pode se tornar conflituoso com ausência de determinações que devem ser seguidas.
- Evitar deixar roupas espalhadas pela área, deixando assim um local organizado para que outros possam ter uma boa experiência;
- Determinar um local específico para a retirada e utilização de produtos de limpeza para que todos possam encontrar;
- Definir um aparelho exclusivo para a lavagem de panos de chão, roupas de pet e tapetes para não misturar;
- Retirar todas as roupas que foram lavadas após o uso;
- Se possuir, manter os cestos organizadores de roupas dentro da área de lavanderia;
Diretora geral do grupo OMA, Gisele ainda reforça sobre os cuidados e responsabilidades que devem ser tomados quando pensamos na utilização coletiva. “Estabelecer junto aos condôminos as regras de uso é essencial, os custos estimados e como será o funcionamento da operação. Importante também que se resguarde com assinatura de termo de responsabilidade, nem todos os tipos de roupas e tecidos devem ser lavados nas máquinas compartilhadas e isso precisa estar nos termos.”
Para todos
Os serviços de lavanderia compartilhada não é um benefício exclusivo de novos empreendimentos modernos, condomínios mais antigos também podem possuir uma área exclusiva para lavagem de roupas, se for por necessidade e desejo de maioria, através de uma assembleia pode ser organizado junto com seu síndico ou administrador a possibilidade de implantação, checando o financeiro do condomínio para que a instalação do serviço esteja em ordem e não prejudique o fluxo econômico do seu estabelecimento. Cuidados com hidráulicas e estruturas devem ser bem analisados por profissionais capacitados de engenharia para que problemas futuros não apareçam.