Barulho fora do horário permitido, uso indevido das áreas comuns, falhas na segurança e falta de manutenção. Esses são apenas alguns dos motivos que podem gerar atritos em condomínios residenciais ou comerciais. Para evitar que pequenos desentendimentos evoluam para crises mais graves, o gestor condominial deve adotar estratégias centradas no atendimento ao morador, com o suporte da tecnologia como aliada essencial.
“Soluções integradas que promovam a convivência pacífica, o bem-estar e a valorização do patrimônio dos moradores são o melhor caminho para uma gestão condominial eficiente. A combinação entre segurança patrimonial e gestão de facilities é um diferencial estratégico nesse mercado”, afirma Gauthama Nassif, CCO da Verzani & Sandrini.
Tranquilidade e proteção
Entre as soluções que contribuem para um ambiente mais saudável nos condomínios está o serviço de segurança patrimonial. “Sistemas eletrônicos de controle de acesso, câmeras de monitoramento, sensores de presença e plataformas digitais de gestão condominial ajudam na prevenção de falhas, reduzem o contato humano em situações sensíveis e otimizam a comunicação entre moradores e administradores”, explica o executivo.
Segundo ele, a limpeza e a manutenção bem executadas também são fundamentais. “Ambientes bem cuidados são mais acolhedores e livres de riscos, o que contribui diretamente para a qualidade de vida dos moradores”, completa.
Para que tudo funcione adequadamente, é fundamental que a gestão condominial estabeleça protocolos bem definidos. “Controles de acesso, rondas, suporte técnico e comunicação clara com o síndico são medidas que contribuem para a resolução rápida de ocorrências e ajudam a evitar conflitos”, acrescenta o executivo.
Integração e capacitação
Além das tecnologias e protocolos, iniciativas que promovam a integração entre os moradores e o preparo das equipes também fazem diferença. “Empresas que oferecem apoio logístico e estrutural para a realização de eventos de integração, fortalecendo o senso de comunidade e incentivando a convivência harmoniosa”, destaca Gauthama Nassif.