A pandemia nos fez ter uma certeza ainda maior de algo que muitos nós já sabíamos: o local mais confortável, seguro, protegido e amistoso que pode existir no mundo é a nossa casa e o local onde fica a nossa moradia: o condomínio. É ali, mais do que nunca, que construímos nossa felicidade e traçamos relações duradouras. Mas para isso, precisamos que tudo funcione perfeitamente: da limpeza à manutenção, da cordialidade de empregados à educação dos nossos vizinhos, da segurança à administração. E foi-se o tempo que condomínio era lugar apenas de apartamentos, salão de festa, playground e piscina. É cada vez maior o número de áreas de serviços e lazer, aumentando assim, a necessidade de empregados e prestadores de serviços. Os condomínios hoje não perdem em nada para empresas considerando-se o quantitativo de regras, leis, deveres e obrigações que garantem que se cumpram determinações que levam ao seu bom funcionamento, com respeito, obediência, integridade, transparência e zelo e responsabilidade.
Considerando-se todo o incremento exigido no dia a dia condominial, não é de se estranhar toda a evolução que o segmento vem passando, culminando no crescimento das administradoras de condomínio, totalmente amparado pelas novas tecnologias de informação. Hoje, as administradoras possuem sistemas ultra completos de gestão de condomínios, que tornaram essa atividade muito mais ágil, simples e até menos onerosa.
Por meio de um sistema, que pode estar num site ou num app, síndico e conselheiros analisam documentos, comentam e aprovam a prestação de contas com total transparência, pela via digital. Também são feitos envio de documentos ou todas as informações necessárias para os pagamentos. Há facilidade na disponibilização das cotas em cobrança, com opção de gerar a segunda via do boleto. Há agilidade para acompanhar os recebimentos e pagamentos do condomínio, pois todos os extratos ficam disponíveis. E até mesmo demonstrativo de Imposto de renda para funcionários dos condomínios podem ser baixados. Ou ainda visualização de documentos referente aos lançamentos no extrato do condomínio.Na área de gestão de pessoas, os sistemas oferecem facilidade para preenchimento e impressão do quadro de horário dos funcionários, bem como da escala de revezamento.
Na pandemia, por exemplo, tivemos um aumento expressivo nas funcionalidades de envio de documentos para pagamento, extrato financeiro para os gestores do condomínio, segunda via de boleto e informações dos funcionários e isso ficou como tendência. Há muitos síndicos profissionais hoje evoluindo e atuando como administrador de condomínio graças a essas novas plataformas digitais que surgiram. Chegamos ao ponto de termos fintechs, ou seja, bancos digitais voltados para atender especificamente às demandas de condomínios. E que, em parceria com administradoras, podem até garantir receitas dos condomínios e desonerar o síndico do trabalho de cobranças junto a inadimplentes.
Hoje, tudo está na palma da mão. Um dos grandes sucessos nesse mercado é o marketplace que liga condomínios e prestadores de serviços de diversos segmentos.
E a aplicação das tecnologias de informação nos condomínios vai além. As administradoras buscam facilitar a vida dos moradores, como, por exemplo, podendo pegar a segunda via do boleto ou pagar a cota condominial via cartão de crédito e enviar documentos para pagamento e correspondências por apps ou sites. Além disso, fazem reserva de espaço, acessam mural de avisos; participam de assembleias virtuais. Vários benefícios ou facilidades digitais chegaram para facilitar a vida de condôminos, proprietários de imóveis e locatários. E as administradoras trabalham em parcerias com empresas ajudando a levar e disseminar o uso de comodidades como mercadinhos, lavanderias, apps de atividade física, cuidados pets. Há plataformas com esses serviços integrados. Os condomínios caminham para ser o lugar onde tudo se resolve com mais facilidade e agilidade e se vive melhor. Condomínios e síndicos que estão atentos a essa evolução certamente serão os mais satisfeitos por viverem em locais onde tudo funciona muito bem, sem gastar mais por isso.
_________________________________________________________________________________________________
*Por Fernando Schneider, Diretor da APSA Gestora de Propriedades Urbanas