Facebook Twitter Instagram
    Condo.news Condo.news
    • Home
    • Assuntos
      • Institucional
      • Notícias do Mercado
      • Manutenção Predial
      • Finanças
      • Inovação e Tecnologia
      • Administração de Condomínio
      • Direito Condominial
      • Vida de síndico
      • Vida em condomínio
    • Condotechs
    • Colunistas
    • Orçamento de serviços para condomínio
    • Financiamento para condomínio
    • Condo.News Summit
    Condo.news Condo.news
    Engelink
    Home»Notícias do Mercado»Pesquisadores da UFPR lançam app gratuito que mostra a incidência do Sol em construções
    Izalorran Bonaldi, formado em Ciência da Computação na UFPR (ao centro) foi orientado pelos professores (da esq. para a dir.) Leandro Carlos Fernandes (Departamento de Arquitetura e Urbanismo) e Bruno Müller Junior (Departamento de Informática). O trio criou a primeira aplicação web da América Latina para traçar percursos solares.
    Notícias do Mercado

    Pesquisadores da UFPR lançam app gratuito que mostra a incidência do Sol em construções

    14 de janeiro de 20265 Minutos
    Share
    Facebook Twitter LinkedIn WhatsApp Telegram Email

    Parece filosofia, mas é ciência: um dia nunca é igual ao outro, e a regra vale para o Sol. A ideia de que ele sempre nasce a leste e se põe a oeste, por exemplo, é uma simplificação de algo que só ocorre no início da primavera e do outono, já que a Terra gira em torno do Sol – formando os anos – e em seu próprio eixo – formando os dias – com certa inclinação, e não de forma reta. Esse é um exemplo do desafio de mapear o caminho da luz solar sobre o planeta.

    Embora já existam aplicativos que ofereçam esse tipo de informação, muitos são pagos ou pouco acessíveis. Pensando nisso, o pesquisador Izalorran Oliveira Santos Bonaldi, formado em Ciência da Computação na Universidade Federal do Paraná (UFPR), sob orientação dos professores Bruno Müller Junior, do Departamento de Informática, e Leandro Carlos Fernandes, do Departamento de Arquitetura e Urbanismo, desenvolveu a primeira aplicação web gratuita da América Latina voltada ao cálculo dos percursos solares aparentes do sol na abóbada celeste, o AntropoSol-Web.

    Na astronomia, o percurso solar aparente é o caminho que o sol parece desenhar no céu ao longo do dia, visto da superfície da Terra. Esse movimento muda diariamente ao longo do ano. Já a abóbada celeste é uma cúpula imaginária envolvendo o planeta sobre a qual é possível projetar a posição do sol, da lua, das estrelas e dos planetas, para facilitar a observação e o estudo do céu.

    Esses dois conceitos são especialmente importantes para arquitetos, uma vez que as edificações interagem diretamente com a trajetória solar. A posição aparente do astro ao longo do dia e do ano determina onde e quando a luz solar incide, quanto calor entra nos ambientes e como as sombras são projetadas.

    É fundamental, por exemplo, que projetistas analisem a iluminância (quantidade de luz) e a insolação ou radiação solar direta (energia térmica) de cada espaço. Um prédio pode ter êxito na iluminação natural, mas acabar superaquecendo se grandes superfícies envidraçadas estiverem expostas ao sol em horários críticos, explica Bonaldi. Nesse caso, a radiação entra, aquece o ambiente e tem dificuldade de sair.

    É aí que a Sol-Web entra, facilitando o trabalho na arquitetura: ele ajuda a dimensionar aberturas e elementos de sombreamento com precisão, diz Müller. “Nossa ferramenta permite precisar o número de horas à exposição à radiação solar direta nas diferentes épocas do ano, contribuindo para que o projetista consiga uma segurança maior em seus trabalhos”, acrescenta Bonaldi.

    Para acompanhar como o sol se desloca no céu ao longo do ano em relação a uma edificação, basta informar localização, data e horário. Com esses dados, a ferramenta mostra onde o astro estará visível naquele momento, usando diferentes formas de representação, o que ajuda a entender a variação da luz ao longo do dia e das estações. As visualizações são interativas e em três dimensões, funcionam diretamente no navegador e podem ser acessadas em qualquer dispositivo conectado à internet, sem necessidade de instalar programas. A versão beta já está disponível para testes.

    Ferramenta é aliada no ensino

    A Sol-Web também é aliada no ensino entre estudantes de Arquitetura, que precisam ter acesso a informações sobre geometria da insolação de forma simples e intuitiva. A ferramenta foi uma evolução de uma planilha desenvolvida pelo professor Leandro Fernandes, do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFPR, e era utilizada na academia para entender a incidência solar e dimensionar dispositivos de sombreamento em edificações. Bonaldi e os orientadores migraram o sistema para o ambiente web e incorporaram gráficos 3D interativos, para deixar a ferramenta mais acessível.

    Segundo o pesquisador, o Brasil tem tradição no desenvolvimento desse tipo de ferramenta, mas muitas delas nascem no ambiente acadêmico e acabam enfrentando limitações ao longo do tempo: recebem pouca manutenção, tornam-se incompatíveis com sistemas mais recentes, dependem de softwares ou sistemas operacionais específicos e, por não estarem disponíveis na web, acabam caindo em desuso à medida que a tecnologia evolui. Por isso, criar uma versão web focada na experiência do usuário foi uma forma de democratizar o saber.

    A tecnologia também vem fortalecer uma área ainda negligenciada na grade de disciplina dos cursos de Arquitetura e Urbanismo. De acordo com Fernandes, embora a geometria da insolação seja fundamental para o trabalho dos arquitetos, a carga horária dedicada ao assunto é pequena ou inexistente em muitas formações no Brasil. Isso leva a equívocos como a reprodução de estruturas europeias sem a devida reflexão.

    “Europa e Brasil não são a mesma coisa quando se fala em insolação. No hemisfério Norte, a luz solar está predominantemente voltada para o sul; já no hemisfério Sul, esse movimento ocorre mais ao norte. Conhecer essa inversão é fundamental para o projeto arquitetônico: uma orientação considerada ideal na Europa, como janelas voltadas ao sul, pode resultar, no Brasil, em edificações frias, úmidas e pouco confortáveis”, diz Bonaldi.

    Além disso, os critérios de avaliação dos projetos variam de acordo com os sistemas construtivos e as culturas arquitetônicas. Enquanto no Brasil se valoriza a integração entre ambientes internos e externos, em muitos países europeus predominam construções mais herméticas. Aplicar essas lógicas fora de seu contexto climático e cultural pode comprometer o desempenho das edificações.

    Nesse cenário, a Sol-Web ganha relevância por seu potencial pedagógico. A plataforma facilita o aprendizado da geometria da insolação, sendo acessível e aberta à incorporação de novas funcionalidades. Cabe lembrar que a Sol-Web é totalmente desenvolvida por voluntários e equipe busca parceiros para viabilizar a ampliação e a continuidade do desenvolvimento da ferramenta, dizem os pesquisadores. “Estamos abertos a apoiadores”, finaliza Bonaldi.


    Condo.news

    Somos um portal de notícias sobre inovação para condomínios e soluções para o dia a dia de síndicos e gestores condominiais
    View all posts
    AntropoSol-Web AntropoSol-Web. Bruno Müller Junior caminho da luz solar sobre o planeta construção civil Izalorran Oliveira Santos Bonaldi Leandro Carlos Fernandes UFPR
    Compartilhar. Facebook Twitter LinkedIn WhatsApp Telegram Email
    Artigo AnteriorCloud Dancer: cor do ano 2026 para o seu condomínio

    Posts Relacionados

    Cloud Dancer: cor do ano 2026 para o seu condomínio

    14 de janeiro de 2026

    Como serviços autônomos se tornaram protagonista na vida condominial

    13 de janeiro de 2026

    Zuk e Itaú Unibanco promovem leilão de mais de 130 imóveis em janeiro

    13 de janeiro de 2026

    Comentários estão fechados.

    Cadastre-se e receba as novidades da Condo.news

    Fique por dentro das notícias e informações sobre condomínios.

    Últimos posts

    Pesquisadores da UFPR lançam app gratuito que mostra a incidência do Sol em construções

    14 de janeiro de 2026

    Cloud Dancer: cor do ano 2026 para o seu condomínio

    14 de janeiro de 2026

    Como serviços autônomos se tornaram protagonista na vida condominial

    13 de janeiro de 2026
    WRCB Engenharia

    O melhor portal de conteúdo para síndicos e gestores de condomínio.

    Facebook Twitter Instagram YouTube LinkedIn RSS
    Últimos posts

    Pesquisadores da UFPR lançam app gratuito que mostra a incidência do Sol em construções

    14 de janeiro de 2026

    Cloud Dancer: cor do ano 2026 para o seu condomínio

    14 de janeiro de 2026

    Como serviços autônomos se tornaram protagonista na vida condominial

    13 de janeiro de 2026
    Categorias
    • Administração de Condomínio
    • Condo.News Summit
    • Condotechs
    • Direito Condominial
    • Finanças
    • Inovação e Tecnologia
    • Institucional
    • Manutenção Predial
    • Notícias do Mercado
    • Vida de síndico
    • Vida em condomínio
    © 2026 Condo.news. Todos os direitos reservados.

    Digite acima e pressione Enter para buscar. Clique em Esc para cancelar.