A Amanco Wavin, fabricantes de tubos e conexões, entrega mais uma obra com a tecnologia AquaCell. O sistema modular de reservatórios para gestão completa de águas pluviais, fabricado com plástico 100% reciclado, foi escolhido pela Cyrela para otimizar os volumes de escavação e garantir tanto a retenção da água da chuva quanto a recarga do lençol freático.
A solução foi implementada no projeto residencial Vivaz Prime Vila Nova Cachoeirinha, na Zona Norte de São Paulo. Nele, foram instalados dois tanques – sendo um de aproveitamento, com capacidade para 60 m³, e outro de retardo, de 260 m³. O primeiro tem o objetivo de armazenar a água para ser utilizada para fins não potáveis, como rega de jardins, gerando economia de água potável. Já o segundo é utilizado para recolher temporariamente água da chuva, liberando-a gradualmente para o sistema de drenagem, o que ajuda a evitar sobrecargas no sistema de drenagem e reduz o risco de inundações.
Localizado em uma região com alta sensibilidade ambiental e com restrições operacionais, o projeto marca a primeira aplicação do AquaCell com a Cyrela, firmando uma parceria inédita em reservatórios de água pluvial e reforçando a viabilidade da tecnologia em áreas desafiadoras.
“O principal desafio do projeto foi a execução da obra em local de difícil acesso para equipamentos pesados, além da presença de lençol freático elevado, que compromete a estabilidade do solo e dificulta a construção das fundações. Uma solução convencional exigiria escavações profundas, uso de formas metálicas para estabilização da base e um tempo maior de obra – o que aumentaria significativamente os custos e os riscos operacionais”, explica André Nascimento, coordenador técnico comercial de Resiliência Urbana (UCR).
De acordo com o especialista, entre os principais benefícios proporcionados pelo AquaCell estão a leveza dos módulos – que facilitou a logística e a instalação em áreas com acesso limitado – e a flexibilidade do sistema, que permitiu adequação à geometria do terreno. Além disso, no aspecto ambiental, a solução ajuda a água da chuva a penetrar no solo e reabastecer os lençóis freáticos, o que reduz o risco de alagamentos e contribui para a sustentabilidade da obra.
Integração: palavra-chave para o sucesso
O projeto Vivaz Prime Vila Nova Cachoeirinha reforça a importância do planejamento integrado entre engenharia, logística e fornecedores. A escolha de uma solução modular como o AquaCell uniu agilidade, sustentabilidade e desempenho técnico mesmo em condições adversas.
“A boa prática de realizar um diagnóstico preciso do solo e da área de instalação foi essencial para garantir a segurança e o sucesso da implantação. A inovação, aliada à sustentabilidade, superou desafios técnicos complexos e provou mais uma vez ser possível que as moradias modernas consigam entregar eficiência ao mesmo tempo que respeitam o meio ambiente e contribuem para uma integração sem danos. Esse projeto comprova que tecnologia, parceria e visão estratégica geram resultados concretos e replicáveis em todo o país”, avalia André.
