Os equipamentos tradicionais ainda estão lá: câmeras, alarmes, telas de reconhecimento facial. Mas os modernos sistemas de segurança de condomínios não são mais os mesmos de tempos atrás. O presente e o futuro da proteção de empreendimentos residenciais ou comerciais precisa necessariamente incluir outro elemento – a Inteligência Artificial.
A mudança é significativa. Os equipamentos que já conhecemos há anos garantiam uma atuação reativa. Com as novas tecnologias, há uma mudança fundamental: o monitoramento ganha uma camada extra de assertividade e a prevenção passa a ser uma possibilidade real.
Exemplo claro é a chamada segurança de perímetro. Sistemas de câmeras com Inteligência Artificial podem substituir com maior assertividade os sensores de presença. Elas “percebem” se uma pessoa pulou um muro ou “invadiu” um espaço qualquer restrito. A partir daí, de forma instantânea, geram alerta para a equipe de monitoramento, responsável por avaliar o caso e colocar em prática o protocolo para cada situação. Antes mesmo de tocar em uma porta ou janela, o potencial invasor tem sua presença identificada.
A sofisticação dos sistemas é crescente. Câmeras termais são capazes de indicar movimentação de seres vivos por trás de áreas de vegetação densa. A IA analisa o registro de imediato e indica se o personagem estranho ao ambiente é um animal ou um humano, o que vai gerar um alerta na Central de monitoramento. Ainda mais avançada é a tecnologia que torna sistemas de CFTV em ferramentas inteligentes, capazes de “aprender” rotinas do ambiente monitorado e indicar uma alteração inesperada (a movimentação de pessoas em horas impróprias em determinado local ou outra anomalia qualquer).
Ao analisar padrões de comportamento e prever tentativas de invasão antes que elas aconteçam, a IA atualiza o paradigma da segurança condominial. O bom e velho “prevenir é melhor do que remediar” passa de um conselho de saúde e avança de forma inquestionável para a proteção de vidas e patrimônio.
*Por Tiago Carvalho, gerente da vertical de portaria remota da Orsegups