A Secretaria de Ordem Pública (Seop) realizou na última quarta-feira (08/01) a demolição de três construções comerciais, erguidas irregularmente no Recreio dos Bandeirantes, área que sofre influência do crime organizado. Os imóveis não possuíam as devidas licenças para sua construção e não atendiam aos parâmetros urbanísticos vigentes para a região.
Desde 2022 as construções vêm sendo fiscalizadas para que buscassem a legalização, o que não ocorreu. Em em 2023 foi elaborado o laudo de vistoria, determinando a demolição dos imóveis. Segundo informações obtidas por agentes da Prefeitura, os inquilinos desconheciam a irregularidade e pagavam R$ 6 mil de aluguel aos proprietários, que já haviam sido, inclusive, autuados pelas irregularidades.
“Essa é mais uma operação para coibir o avanço das construções irregulares na cidade do Rio. Seguiremos atuando sempre com base na preservação da vida e para garantir que o crescimento da cidade seja feito de forma ordenada e segura para todos”-, afirma o secretário de Ordem Pública, Brenno Carnevale.
Desde 2021 já foram realizadas cerca de 4.800 demolições de construções irregulares, sendo 70% em áreas que sofrem influência do crime organizado, causando um prejuízo de mais de R$1 bilhão e 62 milhões aos responsáveis. A Prefeitura do Rio reforça que denúncias de construções irregulares podem ser feitas por meio do canal 1746, contribuindo para a preservação da legalidade e do ordenamento urbano da cidade.