A Amanco Wavin, uma das maiores fabricantes de tubos e conexões, acaba de assinar um acordo de colaboração com a Microsoft no compromisso da gigante mundial de tecnologia com o reabastecimento de água em locais prioritários identificados pela empresa em todo o mundo.
Essa colaboração global será iniciada na cidade de Campinas, em São Paulo, junto à Sanasa, empresa responsável pelo serviço de abastecimento de água local. A escolha da cidade se deu pelo seu histórico de escassez hídrica provocada pela falta de chuvas e pela estiagem, que colocam em risco o abastecimento de água e reforçam a necessidade de economia desse recurso. Em 2024, Campinas registrou o primeiro semestre mais seco em seis anos, de acordo com levantamento do Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura (Cepagri), da Unicamp.
Para apoiar a gestão de água, reduzir os níveis de perda e, por consequência, o estresse hídrico sofrido pela região, a Amanco Wavin passará a oferecer o serviço de gestão eficiente de redes de água, também conhecido como Water Network Managment (WNM).
O WNM é um conjunto completo de soluções de gestão inteligente para as redes de distribuição de água e coleta de esgoto. Ele conta com uma Central de Gerenciamento de Eventos, que funciona 24 horas, 7 dias por semana. O serviço é realizado por uma equipe composta por profissionais especializados que utilizam a tecnologia da desenvolvedora israelense TaKaDu, especializada em software de solução de gestão de água para gestão central de eventos, redução de perdas e eficiência, parceira exclusiva da Amanco Wavin no atendimento da América latina.
“O impacto positivo causado pela nossa colaboração com a Microsoft e a Sanasa está diretamente ligado ao nosso propósito como negócio de oferecer abastecimento de água seguro e eficiente, e contribuir para a construção de cidades resilientes ao clima com o uso inovador das nossas soluções. O envolvimento em ações como essa contribui para pulverizar iniciativas inteligentes, como o serviço de gestão eficiente de redes de água, para outras regiões, criando uma cultura de inovação, sustentabilidade e eficiência nesse segmento”, avalia Fabiana Castro, Head de Infraestrutura e Novos Negócios da Amanco Wavin.
“Acreditamos que a Microsoft tem um papel importante a desempenhar para a lidarmos com o estresse hídrico nas áreas em que operamos. A água é um desafio comum que requer uma abordagem coletiva e estamos ansiosos com essa colaboração para apoiar um projeto de água que está trazendo parceiros dos setores público e privado à mesa para reduzir a perda de água em São Paulo”, diz Eliza Roberts, líder de água da Microsoft.