Segundo pesquisa realizada pela Associação das Administradoras de Bens Imóveis e Condomínios de São Paulo (AABIC) estima que houve um aumento de 25% a 30% na demanda por profissionais qualificados para exercer a função de síndico profissional em 2023, fruto da verticalização que o país vem passando, com a proporção de pessoas morando em prédios saltando de 8,5%, em 2010, para 12,5%, em 2022. No ano 2000, eram 7,6%.
De olho na necessidade de profissionalização do mercado, a uCondo, condotech de gestão condominial, acaba de lançar a CondoEduca, uma plataforma educativa com cursos para todas as áreas do setor condominial, do gestor ao porteiro.
Debut de peso
O curso inaugural da CondoEduca será o “Síndico Master”, coordenado por Marcio Rachkorsky, advogado especializado em Direito Condominial e apresentador do SíndicoLab News. “O SíndicoLab é uma usina de novas ideias e experiências para condomínios, e a uCondo é a maior plataforma de convivência de condomínios. Estamos juntando essas duas experiências para formar o CondoEduca. A longo prazo, teremos uma educação continuada em temporada, episódios, capítulos, para todos os envolvidos em um condomínio”, comenta Marcio Rachkorsky.
O curso foi desenvolvido para oferecer uma base sólida aos novos síndicos, explicando sobre o mercado de trabalho, plano de carreira e como desenvolver um trabalho de alta performance. “Apresentaremos desde os direitos e deveres até a gestão financeira e manutenção de um condomínio, e como enfrentar os desafios mais comuns”, comenta a Gerente de Marketing da uCondo, Beatriz Esteves, que contará com a participação de outros especialistas renomados, incluindo Kalebe Costenaro, Fernando Zito, Felipe Lima e Manuela Meireles.