A sacada é um ambiente idealizado para ser mais aconchegante através da decoração, mas esse cômodo, sem ter uma proteção adequada, está suscetível a fatores climáticos como o excesso de sol, chuvas intensas e ventos fortes que podem causar a quebra de objetos, causando prejuízos para os moradores.
O envidraçamento de sacadas é a solução para esse problema, porque protege os moradores, bloqueia a chuva e o vento, reduz ruídos externos, torna o espaço mais confortável. Segundo o CEO da Solid Systems, Rodrigo Belarmino, é necessário ter cuidado na hora da escolha do serviço e do vidro. “A primeira coisa que se deve observar é o gráfico de isopletas que vai ter na norma NBR 6123 ou NBR 16259. Existem tabelas que podem ser avaliadas para localizar qual é o nível de pressão do vento e da altura e o modelo de vidro que será usado”.
Em regiões de ventos mais fortes e prédios mais altos, o vidro temperado é o recomendado nos cálculos da norma NBR 16259, por causa da sua resistência maior e também pode ser usado em prédios acima de cinco andares. O que torna o sistema de fechamento de sacada mais resistente é a robustez dos modelos de alumínio que resistem à pressão dos ventos e a fixação desse sistema é muito importante ser feito na estrutura da construção.
“O sistema que será contratado precisa se enquadrar nos termos e requisitos de segurança, é necessário pedir ao fornecedor todos os ensaios originais em relação a NBR, a norma de Sistemas de Envidraçamento e de Sacadas, ABNT NBR 16259. É muito importante que toda essa documentação esteja em nome da empresa que fará a sua instalação.” diz o empresário à frente da Solid Systems, uma empresa de engenharia de vidros especializada que conseguiu desenvolver estrutura e tecnologia própria para proteger sacadas. Quando a água penetra no vidro, ela é escoada pelo externo, por se tratar de um sistema estanque, totalmente à prova d’ água e o fechamento das folhas de vidro pode ser controlado através de um controle remoto à distância.