Cada vez mais, os porteiros – aqueles profissionais que costumam receber com simpatia os moradores e visitantes de condomínios residenciais e corporativos -– precisam se especializar para desenvolver o trabalho com qualidade e eficácia. Com o advento de novas tecnologias e, consequentemente, de novas competências, as exigências aumentaram bastante e quem não estiver atualizado pode ficar fora do mercado de trabalho.
“Hoje, os porteiros não precisam apenas saber se relacionar com os moradores e funcionários. É fundamental que passem por treinamentos específicos e dos sistemas que atuam na portaria, que conheçam a fundo os protocolos de segurança e os procedimentos operacionais para desempenhar suas funções em um condomínio ou empresa”, afirma Edmilson Zumak, gerente de Qualidade do Grupo GR.
Em muitos casos, cabe aos porteiros auxiliarem na rotina dos empreendimentos, impedindo que estranhos entrem nas áreas comuns, fazerem o controle de acesso para prestadores de serviços e visitas e seguirem o regulamento das empresas e condomínios. “Um bom funcionário precisa também estar atento a eventualidades e comunicar de forma rápida e assertiva aos superiores se notar algum tipo de irregularidade.”, recomenda Zumak.
Para evitar a entrada de pessoas não autorizadas e mal-intencionadas, os porteiros devem se atentar aos disfarces utilizados pelos assaltantes. “Muitos tentam se passar por morador, amigo de morador, corretor de imóveis, agente de fiscalização da dengue ou falso inquilino de imóveis. Sem contar as pessoas que chegam dizendo que precisam entregar uma encomenda em mãos na unidade e aquelas que tentam entrar no vácuo pelo portão de pedestre junto com um morador”, ilustra.
De acordo com o especialista, os porteiros modernos devem ter boa comunicação, ser organizados e ter facilidade para solucionar problemas. “No Grupo GR, nossa preocupação tem início desde o recrutamento e a seleção dos candidatos. Os porteiros e outros profissionais ligados à segurança patrimonial e terceirização de serviços passam, após a contratação, por treinamentos teóricos e práticos frequentes para que possam se especializar e realizar as funções de acordo com as novas exigências que o mercado preconiza, inclusive utilizando a tecnologia como aliada de suas tarefas, quando possível, e são acompanhados periodicamente nos seus postos de serviço”, ressalta Zumak. “Lembrando também que o porteiro ou controlador de acesso seguirá as regras acordadas com o condomínio, uma vez que cada empreendimento tem suas particularidades e exigências específicas”, finaliza.
Alguns procedimentos importantes:
- O bom profissional está sempre atento aos procedimentos e ao uso adequado das estruturas físicas do empreendimento, como por exemplo, manter a guarita sempre fechada ou a porta trancada;
- Não permitir a entrada de pessoas sem identificação e sem autorização dos moradores;
- Verificar se os veículos que desejam acessar a garagem estão ocupados por pessoas autorizadas;
- Entrar em contato com os moradores para o recebimento de delivery;
- Verificar as câmeras de segurança com frequência;
- Ficar atento às movimentações suspeitas que podem acontecer ao redor do condomínio
- Informar ao zelador, Gerente Predial e sua supervisão qualquer ocorrência no condomínio ou empresa.