Os terraços, atualmente conhecidos como rooftops, estão em alta no mercado imobiliário brasileiro e estão se tornando uma tendência tanto no setor comercial quanto residencial dos edifícios. São espaços para lazer, com possibilidade de vista panorâmica e compartilhamento de um espaço que, em muitos casos, se torna privativo em edifícios, oferecendo estruturas como piscinas, restaurantes, jardins, serviços em geral e áreas de lazer a moradores ou público em geral.
Esses espaços surgiram na década de 1980 nas grandes cidades dos Estados Unidos e desde então se popularizaram tanto no território norte-americano quanto no Brasil. Segundo o arquiteto Luiz Mori Neto, um dos exemplos mais recentes desse espaço é o One Vanderbilt, construído próximo ao Bryant Park, na Ilha de Manhattan, em Nova York. O edifício possui 427 metros de altura e conta com um rooftop entre o 57° e 59° andares, com estrutura de vidro. “Com essa ideia de terraço compartilhado, todos que moram ou convivem no condomínio têm direito à cobertura”, afirma.
E para exemplificar o que é um rooftop, Mori Neto nos trouxe quatro espaços que são destaque no Brasil, nas áreas como hotelaria, comércio, serviços e condomínio residencial. Confira a seguir:
1 – Seventy Upper Mansion, Curitiba
Entregue no início deste ano o edifício está localizado no bairro Ecoville, uma região arborizada da capital paranaense. O rooftop conta com vista panorâmica para a cidade e para a Serra do Mar paranaense, em especial na a face norte, o que melhora a vista do entardecer. É possível ver também um bosque preservado que está dentro da área do empreendimento.
O espaço conta com jardim, piscina aquecida para adultos com raia de natação, além de piscina infantil, também aquecida, e área de churrasqueira com utensílios de cozinha. Ele é um dos espaços do edifício de luxo, que conta com um apartamento por andar.
2 – Museu de Arte Contemporânea da USP, São Paulo
Localizado na Vila Mariana, o museu é um dos principais pontos de visitação da capital paulista,
principalmente para quem quer apreciar exposições e cultura.
O rooftop do edifício conta com bares e restaurantes em seu complexo gastronômico, para que o público possa apreciar boa comida e bebida após um passeio no museu. De quebra, os visitantes ainda podem contemplar uma vista privilegiada do Parque Ibirapuera, momento que pode ser convidativo tanto durante o dia quanto à noite.
3 – B Hotel, Brasília
Na capital federal, mais especificamente na Asa Norte, está localizado um hotel que permite a vista
do Eixo Monumental do Distrito Federal. Próximo às construções projetadas por Oscar Niemeyer
para o plano piloto de Brasília, o rooftop está no 16° andar do empreendimento.
O pavimento possui bar, que oferece drinks e comidas ao público, e uma piscina, que é de uso exclusivo dos hóspedes. A estrutura permite, além da vista panorâmica da capital do país, a possibilidade de apreciar o pôr-do-sol no Planalto Central. O rooftop é cercado por estruturas de vidro e também possui paredes de cobogós.
4 – Fera Palace Hotel, Salvador
Um dos destinos turísticos mais procurados do Brasil não poderia ficar de fora da lista. Na capital
baiana, em frente à Baía de Todos os Santos e próximo ao centro histórico da cidade, está o Fera
Palace Hotel, um edifício histórico, construído em 1934.
O empreendimento conta com um rooftop que possui restaurante aberto ao público. O espaço gastronômico está localizado ao lado da piscina do hotel, que vem com característica de borda infinita. A junção de qualidades do local ainda possui a vantagem de apreciar o pôr-do-sol mais perto do mar na capital baiana.