A Revisão Tarifária Periódica (RTP), aprovada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), entrou em vigor a partir do último sábado, dia 28 de maio. Dessa forma, a conta de luz fica 14,91% mais cara para clientes residenciais da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig). Em meio a esse cenário, de acordo com o sócio-fundador e diretor comercial da SolarVolt, Gabriel Guimarães, a energia solar configura-se como a melhor alternativa para o consumidor fugir do aumento tarifário.
Com a revisão tarifária, o reajuste médio para clientes de alta tensão será de 8,94%, como as indústrias. Já para os demais consumidores de baixa tensão, que são rural, industrial e iluminação pública, o aumento médio será de 15,55%. No geral, o reajuste médio será de 13,27%. De acordo com a Aneel, dentre os fatores que mais impactaram o cálculo estão os custos com transporte e compra de energia.
Segundo Gabriel Guimarães, a energia solar é um dos melhores investimentos disponíveis no cenário atual. ‘’Trata-se de uma energia limpa, renovável e barata proveniente do sol, ou seja, uma energia infinita. A partir desse tipo de sistema de geração instalado em seu imóvel, o consumidor consegue produzir 100% da energia que consome. Dessa forma, tendo uma redução no valor da sua conta de luz de até 98% e de forma imediata, sendo necessário pagar a taxa mínima de consumo da concessionária e arcar com os custos da iluminação publica’’, explica.
Em meio à capacidade da energia solar para com a sociedade, o mercado de energia fotovoltaica no Brasil vem apresentando viés de crescimento. De acordo com informações da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), em abril deste ano mais um recorde foi batido, com 20 GW de potência instalada de geração própria de energia solar, o que corresponde a mais de 98,7% da geração distribuída no país. Ainda de acordo com a associação, já são mais de 2,4 milhões de unidades consumidoras usufruindo dessa fonte limpa e renovável no Brasil.
Além disso, de acordo com o diretor comercial, a energia solar é uma alternativa que privilegia a sustentabilidade e a preocupação com o meio ambiente, tendo uma atuação importante no mundo. ‘’Estamos falando de uma grande aliada na redução da poluição e das taxas de carbono. Por ser uma energia limpa, não gera resíduos poluentes e gases causadores do efeito estufa, além de ter uma instalação que não impacta negativamente a natureza, diferentemente de usinas hidrelétricas. E nossas condições climáticas são favoráveis para essa alternativa de energia. Tem tudo para fazer a diferença no cenário mundial’’, destaca.