A BR Properties, uma das maiores companhias de investimento em imóveis comerciais do Brasil, acaba de lançar ao mercado seu primeiro fundo de investimentos imobiliário, o BRPR Corporate Offices Fundo de Investimento Imobiliário, com início de negociações na quarta (5/4) na B3 com o ticker BROF11.
O FII foi registrado na CVM em 26 de dezembro de 2022. A oferta pública de distribuição das cotas da 1ª emissão do fundo foi intermediada pela BTG Pactual e foram distribuídas 11.610.812 cotas, no valor de R$ 106,35 cada uma, totalizando o valor de R$ 1.234.809.856,20, com esforços restritos de distribuição, nos termos da Instrução CVM 476. Até a data de início das negociações, a BR Properties seguiu como detentora de 100% dessas cotas e agora passa a desempenhar a função de consultor imobiliário do FII por meio da BRPR Consultoria LTDA., e o BTG, o administrador do portfólio, responsável pela grande maioria dos deveres fiduciários perante os cotistas.
“A criação do fundo é algo que temos estudado há muito tempo, já que, nesses 16 anos de existência, a BR Properties sempre teve uma grande expertise imobiliária. Queríamos continuar a ser um grande investidor, mas, ao mesmo tempo, passar a fazer a gestão não só do nosso capital, mas também de terceiros. E a entrada em um fundo de investimentos imobiliários seria um caminho natural para nós, por toda experiência em administração predial que sempre tivemos. Estamos bastante empolgados, por acreditar que levamos aos novos cotistas uma visão inovadora de como tratar imóveis, por todo nosso conhecimento do setor”, comenta Martín Jacó, diretor-presidente da BR Properties. “2010 foi o IPO [oferta pública inicial de ações, na sigla em inglês] da companhia. E 13 anos depois lançamos um produto nosso na B3, sonho que vínhamos trabalhando há mais de quatro anos”, completa o executivo.
Foram integralizados no fundo dois ativos: Passeio Corporate, localizado no Centro da cidade do Rio de Janeiro (RJ), e Águas Claras, em Nova Lima, região metropolitana de Belo Horizonte (MG). Ambos os prédios já consolidados, com níveis de ocupação elevados, além de contratos longos, estáveis e diversos.
“O fundo já nasce como um dos maiores FIIs de escritórios comerciais do país. Estamos trazendo algo inovador para o mercado de capitais e entregando à B3, 7 mil investidores (novos ou não) no momento da listagem. Esperamos que possamos crescer esse veículo, seja por meio de novas emissões ou trazendo novas propriedades, diante do pagamento de novas cotas”, ressalta André Bergstein, diretor financeiro e de Relações com Investidores da BR Properties.