Tudo que você precisa saber sobre o mercado imobiliário e condominial em minutos
Na Lupa: Dicas para melhor convivência em condomínios sem espaço kids
O espaço kids é um ambiente dentro do condomínio voltado para diversão e lazer dos pequenos moradores. Existem diversos benefícios ao se construir um prédio com esta finalidade, no entanto também será um custo extra, tanto para sua montagem quanto manutenção, que podem encarecer o condomínio. Guilherme Barbosa, CEO do Grupaly, aplicativo de gestão de grupos, conta o que fazer para melhor convivência em condomínios sem este espaço, visando o bem estar de todos os moradores.
De maneira geral, prédios sem espaço kids que tem muitas crianças residentes podem a definir um espaço para brincadeiras, que seja seguro e não atrapalhe a circulação dos outros condôminos, mas para isso, é necessário que todos os proprietários estejam de acordo de forma unânime. É importante também seguir algumas regras
1- Responsáveis presentes
O espaço mais usado nesses casos é a garagem, mas existem os perigos pré-existentes, que são os carros e bicicletas dispostos no local, então as crianças precisam estar acompanhadas dos seus responsáveis.
2- Documentos e proibições
É fundamental que o síndico prepare um documento autenticado em cartório, formalizando o consentimento dos proprietários, moradores e dos responsáveis que irão arcar com qualquer dano ao local ou propriedade privada. Nesse documento também deve estar incluso brincadeiras e brinquedos proibidos, como tinta e bolas pesadas.
3- Horários
Um outro ponto de atenção é determinar um horário permitido para as brincadeiras, que respeite a Lei do Silêncio e não perturbe os outros moradores. “A ausência do espaço kids definitivamente é um limitante para a diversão das crianças, mas se for um acordo de todos os moradores, ter um espaço que elas possam brincar será benéfico para todos” finaliza o CEO.
Aluguel caro em BH
De acordo com o relatório mensal de preços de janeiro do Imovelweb, o valor médio do aluguel em Belo Horizonte fechou com alta de 19,64% no acumulado de 12 meses. Considerando somente o mês de janeiro, o preço médio do aluguel na capital mineira ficou em R$ 1.923,95.
Guia de Urbanismo social
Amanhã, dia 20, será o lançamento do Guia de Urbanismo Social na sede do Insper. O material é fruto da parceria da instituição com a Diagonal, consultoria pioneira em gestão socioambiental, e foi elaborado de modo colaborativo por diversos autores que atuam como pesquisadores, técnicos, gestores e lideranças comunitárias, está disponível gratuitamente, em versão digital, ao público interessado.
O Guia contém quinze capítulos, que abordam temas como o conceito de urbanismo social, planos de ação local, modos de governança compartilhada e sustentabilidade urbana. Também são exploradas questões de formas de financiamento, políticas públicas integradas, saúde urbana, mulheres e territórios, cidade e crianças, monitoramento e avaliação de impacto – sempre com o foco nos territórios periféricos e suas comunidades.
Para investidores
A incorporadora Tecnisa, em parceria com a CRM&BONUS, plataforma de giftback, acaba de lançar o “Vale Bônus Tecnisa”, que segundo a dupla é o primeiro no formato vitalício do mercado imobiliário brasileiro. A expectativa é que o produto gere cerca de R$5 milhões ao ano em créditos.
Anote na agenda
Cidades que conectam pessoas e tecnologias é a temática principal do Smart City Expo Curitiba 2023. O evento, que será realizado do dia 22 a 24 de março, colocará as cidades no foco, como o principal elemento de ligação entre os cidadãos e a transformação urbana. Os interessados podem comprar seus ingressos aqui.
Criciúma sedia no próximo dia 23 de março, no Auditório da Faculdade Senac, o Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes do Sul Catarinense. O evento, que será realizado pela Rede Cidade Digital (RCD) em parceria com a Prefeitura de Criciúma, com apoio das Associação dos Municípios Amurel, Amrec e Amesc, reunirá prefeitos, gestores e servidores municipais para tratar sobre como ferramentas e soluções podem melhorar a prestação do serviço público e auxiliar no desenvolvimento das cidades. Inscrições neste link.
No dia 31, no Lead Américas Business, na Barra da Tijuca, será realizado mais uma Café Expo Síndico. O evento tem o patrocínio master da Cipa Administradora e contará com uma série de palestrantes, entre eles Fulvio Stagi, CEO da SMT Stagi Gestão de Condomínios, e Dr. Pedro Barbosa, da Karpat Advogados. Inscrições aqui.
No dia 4 de maio de 2023, o Centro de Convenções Frei Caneca, na cidade de São Paulo, receberá mais uma edição da Expo Síndico, que irá debater as novidades do mercado condominial. Mais informações aqui.
As três mais lidas da semana
Com a temporada de declaração do Imposto de Renda, em primeiro lugar temos a matéria ‘É possível declarar o condomínio no Imposto de Renda?’ na qual entrevistamos Mariana Spinelli, CEO da Declarecerto, que explica como o condômino deve declarar a cota condominial.
Em segundo lugar ficou a notícia ‘Lastro é selecionada para o programa Scale-Up Endeavor’, na qual falamos sobre a conquista da startup e como será o processo de aceleração.
E por fim, fechando o pódio está a matéria ‘Cinco curiosidades sobre o mercado imobiliário no Brasil’, que apresenta tendências tecnológicas e novas formas de morar no nosso país.