Com a chegada da estação mais quente do ano e das férias escolares, as piscinas são opções perfeitas para quem deseja se refrescar, fazer atividades recreativas ou esportivas. Mas para que a diversão fique completa é preciso levar em conta alguns aspectos importantes para proporcionar segurança, qualidade e conforto aos banhistas. E é para isso que atua a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) com seu rico acervo normativo, constantemente atualizado abrangendo requisitos que vão da fabricação, construção, instalação, funcionamento e regras de segurança.
Entre as medidas para ampliar a segurança dos banhistas está a instalação das tampas antiaprisionamento, já prevista na norma ABNT NBR 10.339/2018 – Piscina/Projeto, execução e manutenção. “As grelhas antiaprisionamento podem ser facilmente encontradas no mercado e devem ser instaladas sobre os ralos das piscinas já existentes, pois devido suas características construtivas, evitam o turbilhonamento, enlace ou sucção de cabelos ou membros do corpo”, explica o coordenador da Comissão Especial de Estudos de Piscinas da ABNT e secretário executivo da ANAPP, Marcelo Mesquita.
De acordo com o “Boletim epidemiológico no Brasil 2021”, da Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa), os ralos são considerados um dos maiores vilões das piscinas, principalmente naquelas cujas instalações não estejam de acordo com a citada norma, onde as medidas de segurança para piscinas já estão previstas há mais de três anos. “O objetivo da norma é estabelecer exigências técnicas mínimas de operação, higiene, segurança e conforto aos usuários”, ressalta.
Como exemplo dos aspectos de segurança previstos na norma, no tocante aos sistemas de filtração e bombeamento, a norma prevê a adoção de medidas construtivas para impedir acidentes. “A partir da vigência da norma, de maneira geral, toda piscina deve ser construída com no mínimo dois ralos equilibrados hidraulicamente, distantes um do outro em no mínimo de 1,5 metros e atenderem ao desempenho de acordo com a norma ANSI/APSP-16, sendo importante, portanto, que o projeto e dimensionamento hidráulico da piscina seja realizado por um especialista”, informa Mesquita.
Outra recomendação para piscinas residenciais privativas, e uma exigência para os demais tipos, é o isolamento da área da piscina por uma grade de proteção, resume o coordenador.
Além da adequação do sistema de bombeamento e sucção e grade de proteção, a norma ABNT NBR 10.339 também contempla outros aspectos importantes para piscinas residenciais privativas que valem ser observadas.
Seguem outras recomendações para piscinas residenciais coletivas, piscinas públicas e de hospedarias previstas nas normas das ABNT:
– instalação de piso antiderrapante nas áreas do deck e no fundo das piscinas rasas, para evitar escorregamentos e quedas, que podem causar ferimentos e afogamentos;
– superfícies arredondadas em arestas de degraus e bordas das piscinas para evitar ferimentos graves em caso de pequenos impactos;
– as escadas removíveis devem ter a informação da sua capacidade de carga , uso específico (residencial ou comercial) e a durabilidade do produto. As escadas construídas (fixas) devem possuir corrimão;
– manter visíveis os alertas de advertência, inclusive com marcações de profundidade;
– as grades /cercas de proteção devem ter altura de 1,10 m e devem ser equipadas com portão de fechamento e travamento automático;
A ABNT possui um acervo de normas completo para garantir a segurança ao usuário e qualificar profissionais de piscinas, que pode ser acesso neste link.