Os pombos podem ser um verdadeiro incômodo para empresas e residências. Atraídas por fontes de alimentos, incluindo lixo, estas aves se abrigam em áreas aparentemente inabitáveis de edifícios altos, tais como varandas, beirais, telhados planos e calhas, por exemplo, conseguindo até mesmo levantar telhas danificadas ou soltas para forçar a entrada.
Os principais sinais de infestação de pombos são: encontrar materiais de nidificação espalhados por sua instalação; excrementos concentrados em áreas em que os pombos se empoleiram; ninhos e penas bloqueando sistema de calhas e drenagem; e pombos pousando em telhados, calhas e beirais.
Principais danos
A infestação de pombos traz diversos prejuízos para empresas e residências, dentre eles:
- Danificações em pinturas de carros, superfícies metálicas, fachadas, monumentos, vigas de telhado, forros, entre outros danos, ocasionados pela acidez das fezes da ave;
- Entupimento de calhas devido ao acúmulo de ninhos e penas,
- Apodrecimento de forros de madeira.
“É essencial contar com o auxílio de um profissional capacitado que possa identificar e conter a praga rapidamente para evitar prejuízos nas empresas e residências”, ressalta Carlos Peçanha, biólogo e diretor da Ecovec, empresa do grupo Rentokil.
Pensando nisso, os especialistas da Rentokil, empresa especializada em serviços de controle de pragas e higiene, desenvolveram um sistema antipombos para ajudar a eliminar a infestação da ave. A gama de produtos e serviços da multinacional, composta por Captura, Repelência Magnética, Barreira física e Falcoaria, oferece metodologias inovadoras, seguras e humanizadas para evitá-las. Confira os detalhes:
Captura
Este processo é realizado por meio do método “ceva” em que os pombos são condicionados a buscar alimento em um local estrategicamente selecionado. Em seguida, é colocada uma gaiola com alimento e água, evitando maus tratos às aves.
Repelência Magnética
Trata-se de uma barreira ativa inovadora que produz um campo eletromagnético muito seguro para interferir no sistema de navegação dos pombos. Causando, desta forma, um efeito repelente, que desencoraja as aves a pousar nos locais onde o sistema estiver instalado.
Barreira física
As barreiras físicas são soluções versáteis que protegem todas as áreas (parapeitos, beirais, peitoris, chaminés e calhas) de pássaros que tentam pousar ou nidificar, os incentivando a tentar outro lugar, sem machucá-los. É composta por espículas (réguas de policarbonato com pinos de aço inoxidável), cabos tensionados (fios esticados entre pinos de aço inoxidável) e gel repelente (totalmente inofensivo e feito de produtos naturais, não tóxicos ao meio ambiente e aos seres vivos).
Falcoaria
O falcoeiro identifica os pontos mais adequados para soltar a ave de rapina. Quando pombos, pardais ou outra ave-alvo, veem regularmente aves de rapina em um local específico, isso os convence de que um predador reside naquela área e as desestimulam a fazer seus ninhos lá. Naturalmente, os pássaros buscarão outro lugar para viver.