Os avanços tecnológicos na área de construção civil vêm aumentando em ritmo acelerado, proporcionando um ambiente fértil para inovação. Segundo dados do Mapa das Construtechs e Proptechs, no Brasil o segmento cresceu 235% nos últimos cinco anos, projetando inovações de tecnologia, sustentabilidade e acessibilidade ao mercado de construção civil.
As smart homes melhoraram a relação das pessoas com as suas casas e áreas condominiais. De acordo com a especialista Tatiana Fasolari, vice-presidente da Fast Engenharia, “as evoluções tecnológicas na construção civil são necessárias para equilibrar os ambientes modernos em que vivemos, em conjunto com as necessidades sustentáveis atuais”.
Os projetos inteligentes permitem a liberação de acesso aos prédios, alerta automático de manutenção nos elevadores emitido pelo equipamento, acesso a áreas dos condomínios por QR Code, entre outras facilidades. Além da tecnologia, a sustentabilidade tem ganhado importância na construção civil.
Existe uma cobrança cada vez maior por práticas como reciclagem, reaproveitamento de água, captação de energia solar e atenuação térmica. “Acompanhar os avanços tecnológicos e construtivos tornou-se um caminho inevitável para o mundo dos negócios. Quanto maior a consciência da mudança, melhor será a imagem da empresa entre seus clientes e a sociedade”, conclui Tatiana.