Tudo que você precisa saber sobre o mercado imobiliário e condominial em minutos
Na Lupa: IQ Condo realiza diagnóstico completo da administração condominial
Realizar um raio-x do condomínio. Essa é a proposta da ferramenta, que faz uma análise completa e gratuita das áreas que precisam de melhorias para resultados cada vez mais otimizados.
Para isso, o IQ Condo conta com 14 perguntas que podem ser respondidas por qualquer pessoa – síndico, moradores e funcionários – em até 1 minuto, clicando aqui.
A avaliação abrange cinco importantes áreas, fundamentais para uma boa gestão condominial: Financeira; Manutenção, Gestão e Processos; Sustentabilidade; Comunicação e Tecnologia. Cada pergunta e resposta tem um peso e gera uma nota referente ao aspecto avaliado pelo quiz.
Após o preenchimento, será apresentada pontuação, com diagnóstico trazendo explicação sobre a importância de cada item na gestão do condomínio e as recomendações para solução dos três principais problemas identificados. O usuário poderá fazer download do raio-x (em imagem ou PDF) e, se achar necessário, terá a opção de contratar serviço de consultoria especializada, por meio do botão “Fale com um especialista”.
“É uma ferramenta que traz perguntas com base na experiência de mercado e foca na inteligência de dados, permitindo um raio-x sobre temas que são fundamentais para a boa gestão e fluidez na administração de condomínio, e identificando os pontos fortes e aqueles que precisam de melhorias”, explica Luiz Tofoli, gestor de Núcleo Gerencial do Grupo Graiche, empresa idealizadora do IQ Condo e que atua na administração de mais de 850 condomínios, com 110 mil unidades.
Com o banco de dados do IQ Condo, o setor imobiliário contará com um indicador sobre as principais “dores” sentidas pelos condomínios, servindo de referência para o mercado e permitindo melhorar as deficiências condominiais, com um trabalho mais assertivo.
A importância de cada área
O raio-x oferecido pelo IQ Condo foca nos cinco principais pilares para o pleno gerenciamento do condomínio. Veja a importância de cada item:
– Financeira: Os condôminos querem morar bem e ter tudo funcionando, mas sempre almejam melhorias na estrutura das áreas comuns. Por isso, é necessário ter conhecimento financeiro e administrativo para poder controlar e repassar as despesas do condomínio, mantendo disciplina e objetivos bem claros para fazer bom uso do dinheiro.
– Manutenção, Gestão e Processos: Conhecer bem o condomínio, todas as obrigações legais e as manutenções pendentes são pontos extremamente necessários para que o funcionamento da operação caminhe bem diariamente.
– Sustentabilidade: Estima-se que o setor imobiliário global seja responsável por mais de 20% das emissões de gases do efeito estufa e por diversos outros impactos ambientais, como geração de lixo, poluição e consumo de água. Atualmente, um prédio que utiliza práticas de sustentabilidade otimiza ainda mais a qualidade de vida, principal proposta das unidades condominiais. Além disso, conforme a preocupação ambiental deixa de ser um nicho para se tornar parte da rotina, é mais comum encontrar pessoas que percebem a questão ambiental como um diferencial e um importante valor na hora de buscar um novo lar.
– Comunicação – Para viver em condomínio é preciso ter uma boa comunicação, tanto entre os colaboradores quanto entre os condôminos. O ideal para resolver conflitos e pequenos empecilhos é contar com profissionais, como síndicos e funcionários do condomínio atualizados e com treinamento em dia.
– Tecnologia: Os avanços tecnológicos surgem para otimizar a rotina e o cotidiano. Por isso, novas ferramentas são criadas com o intuito de reduzir o tempo de realização de tarefas, aprimorar a segurança, melhorar a gestão, além de aumentar a praticidade no dia a dia de empresas e pessoas. Nesse sentido, a tecnologia para condomínios é uma tendência forte e crescente, afinal, proporciona uma série de benefícios e facilidades à rotina dos profissionais e dos condôminos.
Brasil tem cidades entre as mais caras para alugar e morar na América Latina
Segundo a publicação, intitulada “O mercado residencial na América Latina”, o Brasil aparece com uma cidade entre as cinco mais caras para comprar e outra entre as cinco com o aluguel mais alto. Brasília tem o 5º maior custo para compra, enquanto São Paulo tem o 4º maior para alugar.
O levantamento foi feito levando em conta dados dos últimos 12 meses, encerrados em julho de 2022, com base nos anúncios e nas buscas feitas nos portais Zonaprop (Argentina), Imovelweb e WImóveis (Brasil), Plusvalia (Equador), Inmuebles24 (México), Compreoalquile (Panamá), Adonde Vivir e Urbania (Peru), integrantes do Grupo QuintoAndar.
Alexa da Construção Civil
A startup Agilean acaba de lançar a Aval, assistente virtual focada em gestão de obras. Com ela, em um clique, é possível monitorar as obras e garantir os melhores resultados em qualidade, cronograma e custos, com mais confiabilidade e rastreabilidade.
A solução é uma inteligência artificial e funciona como a Alexa para a construção civil, para a qual o usuário pode perguntar qualquer informação da obra e ela responderá em tempo real, sem ser necessário acessar a plataforma, pois ela é acessível pelo WhatsApp. Essa agilidade traz economia de alguns milhões, além de reduzir significativamente o desperdício nas obras. “Em uma obra de R$30 milhões, por exemplo, incluindo os custos diretos e indiretos, a economia é de R $2,4 milhões, já considerando os gastos com a implantação da tecnologia”, afirma André Quinderé, CEO da Agilean.
Incorporadora implementa eco taputemes
Atenta às ações de responsabilidade socioambiental, a Terral Incorporadora estabeleceu programas de soluções sustentáveis em todo o ciclo produtivo. A novidade é a utilização de tapumes produzidos totalmente de plástico reciclado, reaproveitável, com rápida montagem e de baixo impacto ambiental. “Outras vantagens são a facilidade para manutenção e limpeza. Características que também contribuem para diminuição dos impactos no meio ambiente, pela utilização de menos produtos e produção de menos resíduos”, pontua. “Nas duas últimas obras em que ele foi reutilizado, foi produzido com mais de 2.000 kg e 4.000kg de lixo plástico que seria descartado na natureza”, comenta Janaína Simão, Gerente de Obras na empresa.
Impactando no bem-estar da população
A HM Engenharia, a fim de contribuir para o bem-estar da população do entorno de seus empreendimentos, realizou a revitalização das praças do Jardim Alpes e da Vila Melges, em Sorocaba, no interior de São Paulo, em contrapartida à construção do HM Parque dos Pássaros, mais novo empreendimento da companhia na região. No local, foram implantadas luminárias de LED, playground, bancos e academia ao ar livre, além de uma reforma geral da quadra esportiva, serviços de pintura, plantio de grama e limpeza total da área.
Eventos
Durante o Construa Minas 2022, a Associação Brasileira de Engenharia de Sistemas Prediais de Minas Gerais (Abrasip-MG) vai promover a sua XVIII edição do Seminário de Atualização Tecnológica Abrasip-MG (SAT) durante a programação do evento, no dia 20 de outubro, das 14 às 17 horas no The One, à Av. Raja Gabaglia, 1.143. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas em: http://construaminas.org.br/inscricao.html .
***
Nos dias 19 e 20 vai rolar a 21ª Conferência Internacional da LARES, em São Paulo. O encontro vai debater sobre macroeconomia, Real Estate, fundos imobiliários, tokenização e mercado residencial. Inscrições aqui.
A mais lida da semana
Com o segundo turno das eleições presidenciais – e em alguns Estados também para governador – a matéria ‘Eleições 2022: O que é permitido dentro do condomínio?’ mante a a liderança de acessos por mais uma semana. No texto explicamos as manifestações políticas que são permitidas em ambiente condominial.