Para quem gerencia um condomínio, buscar soluções que geram redução nas contas é um desafio. Cada vez mais a tecnologia se torna uma aliada na gestão, com sensores que avisam a hora da assepsia dos banheiros comuns do edifício, o momento ideal de refazer a limpeza dos corredores e sistemas que comunicam um possível vazamento e oferecem em tempo real o monitoramento de consumo de água e luz do conjunto residencial.
Com a chegada da a IA (Inteligência Artificial) e da IoT (Internet das Coisas) – rede de objetos incorporados a sensores, softwares e outras tecnologias cujo objetivo é conectar e trocar dados com outros dispositivos e sistemas – no Brasil, o movimento tem ganhado cada vez mais espaço nos condomínios como item essencial para a gestão.
A ascensão deste novo ecossistema tecnológico oferece um grande potencial de integração, com oportunidades relevantes de amadurecimento para condomínios de todos os tamanhos e segmentos. “Com a IoT é possível desenvolver um sistema de contagem de fluxo de pessoas em banheiros compartilhados, por meio de sensores de infravermelho. Essa solução é utilizada, por exemplo, em condomínios que conseguiram redução de 30% a 40% nos custos relacionados à limpeza dos banheiros, e contiveram índices de desperdício de água e materiais de limpeza”, explica Leandro Simões, CEO e cofundador da Evolv, formado pela Universidade de São Paulo, com passagens por grandes empresas no Brasil e Alemanha. Simões atuou em investidas de Private Equity e já construiu startups de sucesso que foram adquiridas por fundos de investimento como a gigante americana Blackstone.
Especializada em serviços tecnológicos voltados a eficiência operacional do mundo corporativo, a startup Evolv utilizou tecnologias IoT, telecomunicações e IA para desenvolver produtos que seguem os preceitos ESG (Environmental, Social and corporate Governance) e, ao mesmo tempo, são capazes de otimizar o desempenho organizacional, estimulando a produtividade dos condomínios.
“Nós acreditamos que, além de funcional, nossa atuação precisa ser de fácil entendimento e acesso para os consumidores. Por isso, desenvolvemos uma solução que coleta e analisa informações em tempo real, podendo entregar relatórios periódicos e alertas diretamente no celular dos gestores de condomínios. Essa metodologia facilita a identificação de oportunidades de melhoria de operação e ganho de eficiência”, destaca o CEO.