Quem nunca ficou atualizando a página dos Correios ou de um aplicativo de entrega esperando a tão sonhada encomenda? Mas, nem sempre a experiência do recebimento do produto é boa. Para implementar uma gestão eficiente de entrega no seu condomínio é preciso estabelecer boas estratégias desde a chegada do produto na portaria do prédio até chegar às mãos do morador. Parece fácil, mas não é. Então, como conseguir uma gestão de entrega eficiente?
Para Ronaldo Teiga, gerente operacional da RS Serviços, que oferece soluções em terceirização nos ramos de limpeza, desinfecção, portaria, recepção, controle de acesso, tecnologia e outros, para uma gestão de entrega eficiente é necessário realizar um planejamento antes da implantação. “Utilizamos drones para mapear a região do condomínio, elaboramos uma prévia análise de riscos com software específico e, com base nessas análises mais a avaliação do foco do cliente, conseguimos propor a solução ideal”, explica. “Conhecer as necessidades do cliente e ter uma estrutura que possibilita a execução do atendimento, também facilita uma boa prestação de serviço”, destaca Ronaldo.
Para Raquel Schramm, engenheira mecânica e cofundadora da EntregAli, startup de locação de armários inteligentes, a gestão de entregas exige muito dos envolvidos e a forma de retirar toda a responsabilização do condomínio é automatizando o processo como um todo. “Planejamento operacional, dados em tempo real, produto e processos focados no cliente ajudam a entender essa necessidade e timing. Ninguém mais está à disposição de um serviço, o serviço tem que estar à disposição dos clientes. Esse é o princípio da gestão automatizada de entregas: sua entrega tem que te esperar e não o contrário”, diz.
Número de compras online mais que dobrou em três anos
A pandemia aumentou muito o número de pessoas que aderiram a compra online. A Associação Brasileira de Comercio Eletrônico (Abcom) contabilizou em 2018, 64 milhões de compradores que realizaram 160 milhões de pedidos. Em 2021 o número de compradores online aumentou para 80 milhões, um crescimento de 25%, e os pedidos, mais que dobraram, totalizando aproximadamente 335 milhões.
“Devido à pandemia houve um aumento significativo no volume de compras on-line. Os condomínios acabaram tendo que lidar com o desafio de receber, registrar e distribuir as entregas dos condôminos. Para que essa gestão seja eficiente o condomínio deve estabelecer um procedimento repetível em cada uma dessas etapas. No recebimento, a atenção deve ser para o conteúdo e para a integridade do pacote. Não devem ser recebidos pacotes, amassados, com lacre adesivo rompido ou rasgados. O registro é muito importante para que o morador seja notificado e o pacote seja facilmente encontrado, o que é um desafio em condomínios que recebem mais de 80 pacotes por dia”,diz Raquel Schramm, cofundadora da EntregAli.
Armários inteligentes podem ajudar em uma gestão de entrega mais eficiente
A combinação de gestão com tecnologia de ponta, investimentos em sistemas que integram os processos e automatização das operações, permitem um aumento na qualidade da entrega e satisfação de todos esses clientes.
“Há dez, quinze anos atrás era comum chegar cartas, livros. Com o passar do tempo a tecnologia evoluiu e as pessoas começaram gostar de comprar pela internet. A quantidades de compras aumentaram significativamente, fazendo com que os porteiros perdessem muito tempo com o gerenciamento desse serviço. Assim surgiram os armários inteligentes, no qual o carteiro deposita a mercadoria e o cliente é avisado através de aplicativos e recebe um Qr Code que permitirá que ele tenha acesso ao armário onde está a sua compra”, explica Odirley Rocha, Diretor de Relacionamento no Porter Group e referência em portaria remota e soluções tecnológicas para condomínio.
A empresa de armários inteligentes, EntregAli usa a internet das coisas para modernizar a experiência de recebimento de encomendas permitindo que os entregadores deixem as encomendas no armário inteligente mesmo se não houver ninguém no momento da entrega. “A tecnologia torna o processo fácil, rápido e seguro. Sem burocracia e perda de tempo os moradores logo tomam gosto e não se veem mais sem esse tipo de serviço. Toda a informação chega no celular do morador e fica disponível na nuvem. A estatística operacional é mapeada em dashboards que trazem os dados necessários para que a operação rode sem lotação e garanta a alta disponibilidade do serviço”, explica Raquel.
Como diferencial, Schramm diz que a empresa está sempre na atualizando seus serviços. “A EntregAli atua exclusivamente com a gestão de entregas em condomínio, entendendo muito bem suas especificidades e o desafio de trazer essa mudança de uso para o lar das pessoas. Por isso, temos um produto maduro, constantemente melhorado, um processo de pós-venda e suporte técnico muito bem estruturado. No dia da instalação, todos já estão cadastrados e instruídos quanto ao uso e o nosso suporte sempre está pronto para qualquer dúvida de operação”.
Dicas para uma gestão mais eficiente de entrega
Segundo Odirley Rocha, uma empresa para ter um bom desempenho e uma gestão eficiente na entrega de mercadorias deve integrar as pessoas de serviço com tecnologia. “Algumas pessoas de serviços vão sumir. Com certeza muitas profissões que existiam há dez anos, não existem mais. E é o que vai continuar acontecendo. É preciso que as empresas percebam os sinais, que estão em toda parte e comecem a usar a tecnologia a seu favor”, aconselha o diretor de relacionamento.
Para Raquel Schramm, o cliente deve ser o foco. “Todos os anos a EntregAli entrevista seus usuários e faz uma pesquisa de satisfação, avalia e categoriza todas as sugestões. Todas as decisões de desenvolvimento e melhorias são baseadas em dados e nessa voz do usuário final”, revela.