A vida em sociedade se apresenta cada vez mais conectada e instantânea, e isso também se aplica a atmosfera condominial, o que vem provocando mudanças nas experiências que são responsáveis por fazer os condôminos pararem e prestarem atenção no seu condomínio e nos serviços ofertados por este. Para além dos produtos, também é possível construir a imagem da marca através de estímulos sensoriais, provocando uma experiência personalizada e fazendo com que o morador se envolva ainda mais com o ambiente condominial.
O gerente de operações e negócios da Cipa, Bruno Queiroz, afirma que o ambiente condominial tem se transformado de forma acelerada, assim, os empreendimentos precisam acompanhar essas mudanças e tendências, o marketing olfativo, por exemplo, é utilizado pelos empreendimentos como assinatura, visando a valorização do local e geração de percepção de marca associado ao local.
“Esse tipo de ação é muito utilizada em lojas de grife que associam seu aroma às suas lojas e roupas, valorizando a marca e criando memória através deste perfume.”, conclui o profissional.
Deste modo, se limitar apenas em expor seu produto já não é mais tão relevante quanto a alguns anos atrás. Na atualidade, essa forma de anunciar é considerada fraca e rapidamente esquecida pelos consumidores. Assim, o marketing sensorial se apresenta como um investimento mais interessante para quem deseja consolidar a marca na mente dos consumidores.
O que é Marketing Sensorial?
Para entender melhor o que é marketing sensorial, a primeira coisa a se fazer é compreender que em nenhum momento devemos empurrar o produto para o cliente. Nada de dizer que você tem grandes descontos ou focar nas características sobre o seu produto. Todas essas práticas estão diretamente relacionadas à parte racional do nosso cérebro e não é essa a região que você está tentando atingir.
Não se trata de manipulação! É uma estratégia de conexão com o público que, para ser efetiva, precisa envolver seus sentidos. Dentro do composto de marketing, trata-se de uma estratégia de conexão forte e direta com as personas. E por que direta? Porque estamos falando de estímulos que se comunicam com o inconsciente do consumidor, atingindo-o em seu lado emocional.
O marketing sensorial se apresenta através da indução dos múltiplos sentidos, visando atrair a atenção e o interesse do público. Através dessa estratégia, é projetado um ambiente perfeito para a comercialização e socialização, pautados na subjetividade e personalização.
Essa prática vem se destacando e ganhando projeção entre as ações de marketing que visam promover um processo de consumo mais orgânico e com maior participação do cliente.
Trabalhando estrategicamente com os sentidos de uma pessoa – sim, aqueles cinco que aprendemos no colégio – a probabilidade de fechar negócio e gerar resultado positivo é muito maior, visto que o consumidor não fica restrito a visualizar o produto em uma gôndola ou anúncio online.
E você não precisa estimular apenas um sentido de cada vez. O consumidor poderá experienciar múltiplas formas do marketing sensorial em um mesmo empreendimento, sem que um sentido interfira na percepção de outros, pelo contrário ocorre uma coesão entre os sentidos. Portanto, o planejamento e a criatividade de seu empreendimento é que irão definir qual se configura melhor à sua situação.
Ações para implementar ações de marketing sensorial
- Ao implementar uma ação de marketing sensorial, certifique-se que haja coesão com os valores da sua marca, o seu mix de produtos e as predileções e características do seu público.
- Esteja atento em quais características dos seus produtos podem ser maximizadas com o uso das sensações e aproveite isso para despertar o interesse dos seus consumidores.
- As ações de marketing sensorial devem agir na construção de uma experiência positiva com seus consumidores. Deste modo, analise o estilo de vida por trás do que você vende e a forma como deseja que a sua empresa seja lembrada pelos seus consumidores.
- Quanto mais proximidade você tem do seu público, mais fácil é pensar em ações que realmente sejam positivas para essas pessoas. Se a sua empresa trabalha com um público jovem, criar uma playlist animada e com os principais hits ouvidos por essas pessoas já se torna um fator diferencial.
- Dentro do ponto de venda, essas estratégias funcionam instigando a curiosidade dos consumidores e criando um ambiente de bem-estar, fazendo com que essas pessoas queiram passar mais tempo ali dentro.
Fala especialista
A equipe do CondoNews bateu um papo com Bruno Queiroz, para entender como o marketing sensorial pode ser aplicado na atmosfera condominial.
Equipe CondoNews (CN): De qual tipo de marketing sensorial você faz uso? Como se aplica?
Bruno Queiroz (BQ): Em condomínios pode ser utilizado de forma a gerar uma sensação de bem estar por exemplo ao chegar de um dia cansativo de trabalho e sentir um aroma agradável que remete a boa sensação de chegar em um local seguro e confortável, o seu lar.
Esse projeto tem muitas oportunidades de geração de valor, um condomínio pode ter uma assinatura ousaria própria que combine com a caraterística do mesmo, um condomínio a beira mar uma sensação de aroma mais refrescante, um condomínio corporativo um perfume mais vibrante que harmonize melhor com o empreendimento, e ainda para soluções de bloqueio de odor como em banheiros, saunas e área de concentração de resíduos, é um projeto multi facetas.
(CN): O que motivou a implantação deste tipo de marketing e quais os benefícios gerados após adotar essa ação?
(BQ): Nossa motivação quando buscamos esse tipo de solução foi de criar uma sensação de bem estar, gerando em nosso cliente um impacto positivo, ativando sensações de conforto, limpeza e cuidado.
(CN): Qual o custo médio para a implantação do marketing sensorial no ambiente condominial?
(BQ): O custo é baixo, pelo que entrega, cada equipamento além de entregar uma área perfumada faz a purificação do ambiente contribuindo para qualidade do ar que é filtrada pelo aparelho purificador, o equipamento é pequeno e de baixo consumo de energia podendo ser instalado em diversas áreas como recepções, elevadores, corredores, academia, salão de festas, área gourmet e etc e o custo gira em torno de 180 reais por aparelho, cliente cipa tem condições especial e oferecemos uma degustação para que o projeto possa ser experimentado pelos nossos clientes.
(CN): Qual o feedback dado por parte dos condôminos?
(BQ): São mega positivos, nunca nenhum cliente devolveu os equipamentos, pois cai muito no gosto gosto dos condôminos, gerou muitas soluções em ambientes historicamente complexos e alvo de reclamações como banheiro da área comum de um empreendimento nosso e locais de concentração de resíduos, a solução que estamos entregando é um sucesso!