Como superar os desafios da atualidade e tornar o Rio de Janeiro uma cidade competitiva,
ficando em igualdade com os grandes centros econômicos e tecnológicos do mundo? Esse foi o
objetivo do evento realizado pela Nelson Wilians Advogados, no último dia 28 de julho.
No encontro, realizado em seu escritório localizado no Porto Maravilha, no Centro da cidade, contou com a presença de Júlio Azevedo, vice presidente da Invest.rio, empresa pública de promoção e atração de investimentos para a capital fluminense, que para falou ao público presente sobre oportunidades de negócios, projetos de fomento que estão em andamento, e também da jornada para sediar o Web Summit Rio, um dos maiores eventos de inovação no mundo, que vai rolar entre os dias 1º e 4 de maio de 2023.
De acordo com Azevedo, a grande missão do Invest.Rio é transformar o Rio de Janeiro em uma cidade pujante, com grande crescimento econômico e oportunidade para todos, em especial para a área de inovação e tecnologia.
Ao ser perguntado sobre as inovações tecnológicas na área condominial, Júlio Azevedo falou
ao Condo.news que uma das grandes contribuições da tecnologia será na desburocratização
dos serviços: “O setor ainda hoje acaba esbarrando na burocracia do setor público, tanto na
parte de registro quanto no próprio regramento da relação condominial, que ao meu ver ainda é
bastante engessada. E a tecnologia vem para furando esse processo, com soluções que vão desde o Metaverso até novas formas de compra e venda de imóveis. O processo é um pouco mais lento porque muitas vezes esbarra na burocracia estatal, mas estamos diante de uma mudança de paradigma”, afirma Júlio.
De acordo com a sócia diretora da Nelson Wilians advogados no Rio de Janeiro, Lis Amaral, anfitriã do evento, “é fundamental promover o diálogo entre empresas, governos e instituições, estimulando debates produtivos, de forma Republicana, sobretudo em relação a projetos em andamento e oportunidades de negócios na cidade maravilhosa”.
“O Rio de Janeiro precisa ser tratado com carinho e o trabalho realizado pela Invest.Rio demonstra o comprometimento necessário, com destaque para a região do Centro da cidade, tão pouco explorada outrora, e que tem sido importante para descobrir uma nova tendência e uma nova mola propulsora para a economia da cidade, que cada vez mais se vira para a região onde foi fundada originalmente” complementou Amaral, que também é diretora do NW Group, voltado para serviços não jurídicos, dentre eles a análise de oportunidades de negócios e atração de investimento de capitais estrangeiros.
Novidades no setor imobiliário
A recuperação do Rio, em especial das zonas Central e Portuária, está a todo vapor. De acordo com dados da Invest.Rio, nos últimos 12 meses, o município recebeu 21 pedidos de licenças para construção vinculados às novas regras urbanísticas, sendo que 17 já foram concedidos. Ao todo, são 1,3 mil novas unidades residenciais aprovadas, e outras 471 em análise.
Em comparação, aos últimos dez anos anteriores à lei, entre 2012 e 2021, foram licenciados 1.208 unidades residenciais no Centro da cidade. Após o forte impacto da pandemia do Coronavírus, o mercado imobiliário do Rio de Janeiro retoma seus melhores momentos de alta na venda de imóveis residenciais, com aposta na região do Porto Maravilha, com olhos voltados para o carioca que busca maior qualidade de vida, morando mais próximo do trabalho, sem deixar de ter um espaço de lazer dos condomínios com estrutura e conforto.
Por esse motivo, as construtoras vêm apostando em condomínios que oferecem mimos, que vão muito além das tradicionais piscinas ou quadras poliesportivas, indo desde coworking, áreas gourmet, rooftops, cine open air, entre outros atrativos.
O que esperar do Web Summit Rio?
O Web Summit é um evento português e o Rio de Janeiro será a sua primeira edição fora de casa. A capital fluminense será a cidade-sede do novo evento nos próximos seis anos. O encontro irá reunir milhares de líderes empresariais e gigantes da tecnologia de todo o mundo na cidade, impulsionando a economia local e o ecossistema de tecnologia.
A escolha do Brasil se dá por sua importância na América Latina e também no cenário internacional, sendo a nona maior economia do mundo, abrigando atualmente 21 unicórnios – empresas que chegam a um valor de mercado de mais de US$ 1 bilhão.
De acordo com o Wall Street Journal, o Web Summit trouxe mais de 200 milhões de euros para a economia portuguesa durante a semana do evento no seu primeiro ano. Entre as empresas que abriram seus escritórios em Lisboa desde 2016, primeiro ano do evento, estão: Mercedes (300 empregos), BMW (600 empregos), Google (1.000 empregos), Cisco (mais de 200 empregos), Revolut (400 empregos), Nokia (100 empregos), Uber (250 empregos), Zalando (150 empregos) e Pipedrive (100 empregos).
O que é o Invest.Rio?
Uma agência de promoção e atração de investimentos da prefeitura da cidade do Rio de Janeiro que conecta empresas, investidores e iniciativas ao ecossistema econômico, melhorando a imagem da Cidade Maravilhosa. Sua missão é tornar a capital fluminense no maior polo indutor de novos negócios, construindo pontes entre os setores público e privado, atraindo investimentos e promoção das vocações do Rio.