Ao fecharmos o primeiro semestre de um ano, todos nós fazemos um balanço sobre nossas conquistas e o que é preciso implementar para chegar ao lugar que desejamos no dia 1º de janeiro. Isso é um compromisso natural com o nosso autoaperfeiçoamento.
Do lado de cá, levantamos o que mais chamou a atenção dos nossos leitores nesses últimos seis meses, que foram artigos e entrevistas sobre finanças, convivência e tecnologia.
Esse resultado fala muito sobre esse momento pós-pandemia, com uma performance negativa da economia, levando síndicos e condôminos a repensar os custos e encontrar alternativas que coubessem no bolso, sem impactar no bem-estar e cuidados com a infraestrutura do prédio. Sem falar em nossa permanência maior em casa, que fez com que a gente olhasse para nosso lar de outra forma, pois ele deixou de ser apenas um lugar para repousar e virou um mini escritório, para a muitas pessoas.
E a tecnologia? Ah, ela foi a cereja do bolo, ao permitir que a gente se conectasse, de nossas casas, com nossos vizinhos, síndico, familiares, colegas de trabalho, clientes e todo um mundo que estava recluso.
Depois de toda essa análise, te convido a navegar por cada um desses temas em cada um dos 10 textos mais lidos no portal.
1º – Quem comprou imóvel nos últimos cinco anos pode ter dinheiro a receber
Saiba como resolução do Superior Tribunal de Justiça de restituição do ITBI pode trazer uma grana extra para o seu bolso.
2º – É possível declarar o condomínio no Imposto de Renda?
Em entrevista com Mariana Spinelli, CEO da Declarecerto, ela explica como o condômino deve declarar a cota condominial.
3º – É permitido lavar carro no condomínio?
Nesta matéria você encontrará dicas de como lidar com esse tema sem gerar conflitos e soluções alternativas para quem deseja a comodidade de cuidar da limpeza do seu carro sem sair de casa.
4º – Tecnologias reduzem custos nos condomínios
Economia é a palavra de ordem na gestão condominial. E para ajudar síndicos nessa empreitada, nós elencamos quatro áreas que podem ser implementadas soluções tecnológicas para reduzir os custos que fazem parte da taxa condominial.
5º – O condômino antissocial e a possibilidade de punição
No artigo, os advogados Daniel Solis e Erick Regis explicam como o mau comportamento pode levar a expulsão de um condômino.
6º – Living As A Service: conceito inovador e econômico de moradia
A proposta do Living As A Service (LAAS) – também conhecido como Coliving – é oferecer uma moradia por assinatura, com apartamento mobiliado e uma série de serviços incluídos, desde assinatura de internet a lavanderia, oferecendo ao morador uma estrutura completa com contrato flexível, custo reduzido e pouca burocracia.
7º – Áreas de lazer oferecem diversão e aprendizado para crianças
A área de lazer tornou-se um dos principais atrativos na hora de escolher o seu condomínio ideal para morar, especialmente para os pais, que procuram um lugar que seja seguro, para que seus filhos possam brincar com liberdade e socializar com crianças de sua idade. E conversamos com especialistas em arquitetura e psicologia em como esse espaço pode auxiliar no desenvolvimento saudável, tanto físico como emocional da criançada.
8º – 5G traz oportunidade para os condomínios prediais
O artigo, do nosso colunista, o advogado Daniel Solis, aponta as oportunidades de geração de renda extra que as antenas 5G trarão para condomínios.
9º: Fissuras em prédio merecem atenção do síndico
Na matéria, Jonas Mattos, engenheiro civil e membro titular do Ibape/SP, esclarece pontos importantes sobre como identificar o nível das fissuras, os riscos que elas trazem à estrutura do prédio e de quem é a responsabilidade de reparo.
10º – Mulheres na gerência de equipes no mercado condominial
Conversamos com Karen Sugimoto, consultora comercial na empresa CashMe, sobre o que um profissional precisa para se destacar como gerente de equipe no mercado condominial.