Vocês já pararam para pensar em quantos recursos tecnológicos nós utilizamos desde a hora em que acordamos até quando vamos dormir?
Despertador, celular com os mais diversos aplicativos e funções, assistir TV no café da manhã, escutar música no carro, ligar o ar-condicionado, usar o GPS para chegar mais rápido no destino, relógio que monitora os exercícios físicos e frequência cardíaca, e esses são só alguns dos milhares de recursos que temos à nossa disposição e aos poucos vão nos tornando dependentes cada vez mais no dia a dia.
Quando pensamos em condomínios não é diferente, são elevadores, central de alarmes, circuito fechado de TV com monitoramento de câmeras, biometrias de acesso aos espaços, leitoras faciais para identificação dos condôminos, e as novidades não param por aí.
Existem também os aplicativos geradores de QR Codes que funcionam como chaves identificadoras para hóspedes temporários, no caso de condomínios que possuem esse perfil e trabalham com essa modalidade de locação. O sistema é integrado em todo o controle de acesso ao prédio, capaz de gerar um QR code que funcionará como chave do hóspede pelo celular, durante toda a sua estadia, com prazo para utilização de acordo com o seu check in e check out.
Tem também os sistemas de entrega de encomendas, onde tudo que é recebido nos condomínios pode ser cadastrado, com a ajuda de etiquetas de controle e um leitor de código de barras que ficam na portaria, onde o porteiro insere no sistema assim que recebe a encomenda, e o condômino recebe um aviso no aplicativo do celular que a sua encomenda chegou, e ao retirar ele assina digitalmente o recebimento através do tablet que fica na portaria, gerando um controle ainda maior dos recebidos, possibilitando o rastreio desde a hora que entrou e até quando o condômino retirou.
Além dessa função, temos também os QR codes que são instalados para a gestão operacional das áreas comuns, placas personalizadas distribuídas em todos os setores de grande circulação dos moradores, que possibilitam realizar a abertura de chamados operacionais para os funcionários da administração, informando que uma lâmpada está queimada, que o banheiro está sem sabonete ou mesmo que o dispenser de álcool em gel precisa de reposição.
Esta é uma das grandes ferramentas de gestão que têm auxiliado síndicos profissionais e até moradores a controlar toda a operação dos condomínios, incluindo inventário de materiais, relatórios gerenciais que apontam se a mesma lâmpada está com problema, ou se o portão quebrou várias vezes, tudo pode ser identificado, diminuindo, inclusive, o número de chamados técnicos.
Você já parou para pensar como será o condomínio do futuro?
Os condôminos estão cada vez mais conectados, buscando por facilidades e conveniências dentro de seus lares ou seus empreendimentos comerciais. Essas tecnologias apresentadas trazem mais conforto, segurança, conectividade entre os condôminos e a administração.
É importante destacar que todas elas trazem também valorização para o patrimônio dos moradores, impactando diretamente na gestão financeira, permitindo um controle muito mais preciso com a massa de informações geradas pelos sistemas, além de demonstrar maior organização e transparência.
Com a gestão tecnológica por parte dos síndicos, fica claro que há uma nova postura para os condomínios, incorporando a tecnologia cada vez mais na rotina dos empreendimentos, agregando na segurança, praticidade, agilidade e conveniência para todos os envolvidos.