Aconteceu na última sexta, 20 de maio, o aguardado Condo.News Summit. A primeira edição do evento, realizado na Barra da Tijuca, foi inteiramente focado em apresentar soluções inovadoras e modernas que auxiliam e alavancam os melhores resultados do mercado condominial.
O evento contou com empresas e startups que elevam a gestão do síndico correspondendo a demanda atual de necessidades dos seus condôminos, transicionando a gestão comum para inovadora.
“O Condo.News Summit veio para trazer as novidades, atualizar os síndicos permitir que eles façam o caminho do síndico comum para o síndico do futuro, conhecer novas soluções e ter acesso a novas tecnologias, o papel do evento hoje é ajudar o síndico nesse processo” afirma Ricardo de Castro, CEO da Engelink.
Com o tema inovação sendo bastante abordado durante todo o evento, foi possível que os presentes pudessem ter vislumbres de diversas novas oportunidades de melhorias em inúmeros segmentos diferentes. O ambiente foi dividido e organizado em áreas distintas, sendo elas: uma área Business contando com os expositores e patrocinadores do evento, um auditório onde diversas palestras e debates entre os apresentadores e a plateia aconteceram; e um espaço voltado para a introdução do conceito condostartups e suas soluções para o mercado.
“A gente percebeu essa necessidade do mercado, onde a pandemia trouxe a demanda da solução da tecnologia e vimos como o setor evoluiu e sentimos a necessidade de criar um evento 100% focado em inovação” aponta Dil Melo, CEO do Grupo DM e umas das organizadoras do Summit Condo.News.
Ricardo de Castro, CEO da Engelink, complementa que eles observaram uma lacuna grande no mercado condominial, onde não existia e faltava uma solução de eventos que aproximasse o mundo do condomínio e soluções inovadoras com seu público.
A divisão e organização do evento possibilitou que o seu público pudesse transitar e conhecer as variadas empresas e soluções apresentadas ali. O formato escolhido pela produção para expositores em stands facilitou o sucesso da comunicação entre os emissores das empresas e o público que buscava conhecê-las.
Luana Clara, head do portal Condo.News e organizadora do evento comenta que um dos seus objetivos era conseguir transformar a estrutura do evento em uma coisa nova e fresca, modificando o aspecto tradicional, aproximando os stands do seu público facilitando a comunicação e criando uma ambientação de mais familiaridade e proximidade.
Aplicando Inovação
O começo do evento, às 9h, sucedido de um coffee break regado com muito networking, foi iniciado com uma mesa redonda de mindset de inovação com debates sobre transformação de gestão síndicos, o que os condôminos demandam nos dias de hoje e como trazer o conceito de inovação para dentro da administração do síndico. Bruno Queiroz (Gerente de Operações e Negócios da CIPA), Carina de Castro Quirino (Subsecretária de Regulação e Ambiente de Negócios na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Simplificação do Rio de Janeiro), João Braga (CEO do Booming) e Ricardo de Castro (CEO da Engelink) formaram a mesa que foi mediada por Dil Melo. Com uma série de assuntos debatidos dentro do campo condominial a mesa foi uma abertura eminente para o que se sucedeu no evento, sendo uma iniciação memorável de possibilidades e soluções para aquele que todos acreditam que seja o síndico do futuro.
De forma consecutiva e simultânea, palestras aconteciam na mesma medida que os pitchs eram apresentados. Representantes da CIPA, CashMe e o síndico profissional Pedro Cantisano, subiram ao palco para apresentar suas melhores ferramentas, sejam elas em administradoras potencializadas, fintech ou soluções de sustentabilidade em condomínios populosos. E assim foi encerrada a primeira bateria de conhecimento e soluções por parte da manhã.
No retorno para o circuito da tarde, Victor Hugo Brito, sócio da Área de Direito Societário e Compliance do BBL Advogados, sucedeu as apresentações agregando a todos que estavam presente com conhecimentos sobre conscientização e segurança de dados e a sua proteção dentro do âmbito condominial. Posteriormente, a Wizmart exibiu toda a sua modernidade e facilidade de forma instantânea de micro market. Representando o Grupo Haganá, também patrocinador do evento, Roberto Martinez, gerente comercial e consultor de segurança, apresentou como os recursos tecnológicos revolucionam a produtividade e diminuem a vulnerabilidade de profissionais.
E no intervalo das palestras, as startups Condo Bem, CondomínioApp, Antecipe.Já, Darwinx, Cygle Ambiental e Material Agora apresentaram seu pitchs comerciais para o público presente.
Já para a finalização do evento, Dil Melo volta a mediar uma mesa de debate e informações notáveis sobre ações que geram rendas para o condomínio, contando com o apoio de Daniel Solis, advogado especialista em telecomunicações, o síndico profissional Leonardo Torres e o já conhecido, Bruno Queiroz.
O Condo.News Summit foi encerrado com gostinho de quero mais, onde todos ali presentes puderam desfrutar de um dia cheio de conhecimentos, networking e novos objetivos a serem alcançados. A sua fórmula de organização pode ser muito bem aproveitada pelos seus convidados, palestrantes, expositores e principalmente pelo seu público-alvo atingido, transformando-se em uma grande reunião de amigos. Visões diferentes e revolucionárias, até mesmo de serviços mais tradicionais foram mostradas, melhoradas e amplificadas. A tecnologia está ao nosso favor e as empresas estão mais que prontas para disponibilizá-las da melhor forma possível.
O resultado foi um grande saldo positivo, onde todos responsáveis pela execução do evento saíram se sentindo extremamente realizados com a repercussão e feedback. E com isso, uma nova edição do evento está sendo prevista para ainda esse ano, em agosto, em terras cariocas novamente, de acordo com Luana Clara, head do Condo.News.