Operar o direito em qualquer área exige dedicação, zelo, estudo e atualizações constantes e na advocacia condominial não é diferente, pois há que se entender um pouco de tudo e de tudo um pouco.
Na assessoria condominial, geralmente, as questões jurídicas são multidisciplinares – cíveis, consumeristas, contratuais, trabalhistas, tributárias – mas no dia a dia também nos deparamos com problemas de natureza criminal, ambiental, digital, entre outras.
E quais seriam os diferenciais femininos nesse ramo crescente? Em nossa vivência, podemos afirmar que a atenção aos detalhes e o dinamismo são características que surpreendem o cliente. É próprio das mulheres se aprofundarem aos pormenores, são mais detalhistas, observadoras e, por que não dizer, conciliadoras?
No ambiente condominial saber ouvir, compreender a dor do outro, direcionar a melhor solução para o coletivo, intermediar conversas difíceis, não depende somente de tecnicidade e conhecimento, mas de escuta ativa e empatia.
A capacidade de resiliência e perseverança é traço forte entre nós mulheres, não à toa a revolução feminina se acentua cada vez mais, afastando o machismo e práticas antes ditas “culturais” são cada vez mais rechaçadas, fato que se deve à presença das mulheres em todos os espaços da sociedade.
As mulheres estão presentes na política, na ciência, na economia. São empreendedoras, juízas, advogadas, motoristas, engenheiras, mestres de obra, pilotos de aeronaves, taxistas e, na seara condominial, são síndicas, conselheiras fiscais, advogadas, porteiras, vigilantes, auxiliares de limpeza. Estamos e ocupamos todos os lugares!
Mas… como nem tudo são flores, não raras vezes, confrontamos pessoas que não estão dispostas a reverem suas posições, mesmo com toda a argumentação possível, simplesmente por já estarem decididas a isso.
A voz alterada e o dedo em riste em uma Assembleia, por exemplo, não causam qualquer abalo quando o que se traz são fundamentos sólidos e com o objetivo do bem comum.
Em nossa caminhada profissional na área da advocacia condominial desde o ano de 2016, priorizamos o atendimento pessoal, a tomada de decisões em conjunto com os clientes, gerenciando riscos, mas também gerenciando expectativas e sonhos de pais e mães de família.
Com conhecimento, dedicação e amor pelo que fazemos, não encontramos percalços pelo caminho, pois, ao contrário de tantas outras mulheres em áreas de atuação antes ditas “masculinas”, a advocacia tem número expressivo de mulheres. Atualmente o número de advogadas supera o de advogados no País. Na última atualização, o número de advogadas era de 630.675 e de advogados 620.454. E como deixar de mencionar que, pela primeira vez na história, a maior Seccional do país, a OAB/SP, instituída em 1932 elegeu uma mulher em sua Presidência, a Dra. Patrícia Vanzolini.
É, sem sombra de dúvidas, um marco histórico, que representa uma quebra de paradigma, refletida pela mudança social e a representatividade feminina.
Nós, da Amanda Amaral Sociedade de Advogados, rendemos nossas homenagens a todas as mulheres pelo seu Dia Internacional.
Rendemos nosso especial carinho às profissionais da área condominial: síndicas, porteiras, engenheiras, auxiliares de limpeza, zeladoras, vigilantes, recepcionistas, garagistas, mensageiras, concierges, arrumadeiras, advogadas, que tornam a rotina difícil e repleta de desafios, mais leve e gratificante.
Co-autora: Daniela Bibiano
Advogada pós-graduada em Direito Condominial e sócia do escritório Amanda Amaral Sociedade de Advogados