Muita gente se confunde e acaba misturando os significados quando o assunto é terraço, varanda e sacada. Alguns usam o termo varanda com o mesmo sentido de sacada, ou até mesmo confundem terraços com varandas. Mas, na prática, eles têm diferenças estruturais muito importantes, não sendo possível serem tratados como se fossem a mesma coisa.
Nesse sentido, trouxemos os conceitos e principais diferenças de cada um desses espaços tão desejados quando o assunto é a compra de imóveis para que, assim, você possa conhecer melhor essas estruturas e saiba identificar corretamente durante o processo de comprar ou vender de um imóvel.
Primeiramente, cabe ressaltar que casas e apartamentos que possuem terraços, varandas ou sacadas são seguramente propriedades mais valorizadas, uma vez que esses espaços trazem diversos benefícios a seus moradores.
Dessa forma, vamos entender quais as características, vantagens e diferenças entre terraço, varanda e sacada para que, no final, você tire suas próprias conclusões.
Terraço
Este espaço pode ser considerado como um tipo de quintal localizado na parte mais alta de prédios e casas. É uma estrutura que, geralmente, é feita para receber luz solar direta, não possuindo cobertura ou com cobertura parcial.
É item muito valorizado, pois os moradores de casa ou de prédio com terraço têm nele um verdadeiro espaço de lazer e convivência ao ar livre, inclusive muitos terraços contam com cozinha gourmet, churrasqueira, jardins, hortas e até mesmo piscinas ou jacuzzis, bem como, por sua altura, costumam propiciar uma vista privilegiada de seus arredores.
Varanda
As varandas são consideradas um espaço extra coberto de casas ou apartamentos. No caso de casas, costumam ser construídas na parte da frente como uma extensão da planta, mas também há varandas nos fundos das casas. Em apartamentos, as varandas sevem como uma continuação, geralmente, dos cômodos de entrada como sala de estar e jantar.
A principal característica das varandas é o fato de serem um espaço que estabelece uma transição gradual com o resto do imóvel, de forma harmônica e elegante.
E a sua função é ser uma área livre do imóvel, na qual as pessoas decoram com cadeiras confortáveis, redes e plantas, e costumam permanecer ali apreciando a vista, relaxando ou curtindo uma deliciosa corrente de ar ou a luz solar.
Nos últimos tempos, a varanda se tornou uma área muito cobiçada, por conta do aumento de condomínios que oferecem uma infraestrutura completa de lazer, e contam com opção de varandas gourmets, ampliando as possibilidades de uso deste espaço.
Sacada
Diferentemente da varanda, a sacada é uma pequena extensão de área que pode estar ligada a portas e janelas, mas que, em vez de estar alinhada às paredes do imóvel, destaca-se dele, como se fosse uma bolsa fora do imóvel.
Existem sacadas em casas e apartamentos e, por ser uma área pequena, funcionam como uma plataforma para que o morador possa secar roupas sob a luz do Sol, ler um livro, apreciar a vista, dentre outros.
Dicas de decoração
Varanda
Se a varanda for do tipo para refeições a preocupação maior é no tipo do móvel, pois, mesmo a maioria das varandas sendo cobertas, nem sempre são fechadas. Então, você irá precisar de mobiliário que seja de material adequado, que suporte as variações do tempo.
Como a madeira tem durabilidade alta, pesquise com um bom profissional para garantir que seus móveis tenham um excelente acabamento. E para complementar a decoração do espaço, aposte em plantas para dar um charme especial ao ambiente!
A varanda pode ser também apenas do tipo para receber amigos ou relaxar, neste caso, cadeiras estofadas, puffs, poltronas, todo móvel que der mais conforto. Em ambientes abertos, geralmente, materiais como fibra sintética são bem recomendadas.
Já se o ambiente for fechado, você tem maior liberdade para escolher o que mais combina com o seu estilo e a decoração do restante da casa, principalmente quando a varanda é integrada.
Se você for usá-la para receber, priorize o aconchego no espaço. Para isso, opte por redes e cadeiras penduradas, que fazem sucesso nesse tipo de varanda porque deixam o ambiente leve e com a sensação de tranquilidade.
Agora, se você tem crianças em casa e pode transformá-la em um oásis infantil, recheado de brinquedos! Além disso, há a opção de utilizar borracha ou EVA colorido no chão, para deixar o ambiente mais divertido e confortável.
Outra dica para este espaço kids é optar por um armário na varanda. Assim os brinquedos são armazenados ali mesmo. Facilitando a organização quando a criançada não está por perto.
E também pode haver nela uma área para os adultos que também usam da varanda. Para isso, inclua uns puffs coloridos para manter um clima descontraído sem perder espaço – deixando grande parte dele para as crianças!
Lembre-se de cercar o espaço com vidro para que possa ser aproveitado mesmo durante o outono ou inverno, quando a temperatura cai bastante, além de ser mais seguro para os pequenos.
Obviamente que você não precisa usar a varanda só para uma ocasião, muitas delas são integradas. Área de receber e comer, área de receber e também distração das crianças. Tudo pode acontecer na sua varanda.
O que podemos salientar é que independente do estilo das varandas, tem sempre um detalhe e outro que pode ser ajustado para que tudo fique perfeito, já que falamos de ambientes integrados.
Sacada
Os apartamentos pequenos nem sempre conseguem oferecer uma sacada espaçosa. Por isso, é preciso usar a criatividade e fazer o melhor para valorizar esse ambiente. E para te ajudar nisso, elencamos sete dicas para você criar um espaço bonito e cheio de estilo:
1- Jardim vertical
Aproveite a parede e fuja da decoração tradicional. Você pode mudar toda a organização da sacada apenas com um jardim vertical. Ele é fácil para instalar, econômico e pode ser achado em lojas de jardinagem ou construção.
2- Área de descanso
Mesmo com uma sacada pequena é possível criar uma área para descanso agradável. Use mesas, cadeiras e móveis adaptáveis ao espaço disponível. O efeito é lindo e você ganha um cantinho especial.
3- Plantas
Invista em vasos com diferentes espécies de plantas para apartamentos pequenos. As flores também caem muito bem na decoração.
Outra opção é apostar numa composição entre esses elementos e criar seu próprio jardim ou horta em casa.
4- Cantinhos especiais
Transforme essa parte em um espaço útil para o dia a dia. Para isso, há várias ideias e inspirações. Você pode, por exemplo, fazer um mini bar, um local para apreciar o seu café, um lugar para leitura ou mesmo montar um home office.
5- Nichos ou prateleiras
Outra maneira para aproveitar o espaço disponível é usar nichos ou prateleiras. Esses itens são ótimos porque não atrapalham a ventilação. Por isso, aproveite e decore com vasinhos, mimos, quadros, plantas e o que mais sua imaginação desejar.
6- Pallets com almofadas
Com as inspirações certas você pode fazer um projeto lindo com pallets e almofadas. Além de ser uma opção barata, também é muito versátil e diferenciada. Experimente em sua sacada.
7- Móveis sob medida
Uma ótima alternativa é fazer móveis sob medida. Assim, caso queira criar área gourmet, basta verificar as medidas com o especialista e encomendar.
DIY para decoração da sua sacada
Agora que você já sabe o que fazer no espaço, é hora de transformá-la no cantinho especial da sua casa – ou do seu apartamento. Para te ajudar nesse desafio, fizemos uma lista de sugestões para você colocar a mão na massa:
- Use uma parede vazia para compor sua área verde
- Para uma área pequena, basta usar móveis menores
- Coloque assentos planejados e crie uma área social
- A horta vertical é uma ótima ideia
- Monte seu cantinho de descanso com um mini sofá
- Plantas oferecem mais vida para a decoração
- Use uma mesa e duas cadeiras para um espaço de refeições
- Aproveite todos os espaços disponíveis
- Uma poltrona, um quadro e uma mesinha já mudam a sacada
- Nichos e prateleiras são muito úteis
- Um vaso com uma planta alta alonga a área visualmente
- Os bancos formaram um local perfeito para receber os amigos
- Invista em plantas para dar vida a sua sacada
- Você também pode fazer um mini bar
- Piso de madeira oferece mais charme
- Pendure as plantas que não couberem no chão
- Use as plantas na vertical e horizontal
- Decoração minimalista pode ser tudo que você precisa
Terraço
São áreas valorizadas e desejadas por muitos, principalmente em dias quentes. Em alguns apartamentos, na cobertura, também oferecem um terraço e existe a opção de valorizá-lo ainda mais com boas decorações.
Nem sempre um terraço vai ser extremamente grande, mas o espaço disponível, dificilmente, vai ser pequeno, por isso, é importante planejar muito bem a disposição do mobiliário para que seja prático e adaptável ao seu uso. Agora, vamos direto ao que interessa? Um terraço perfeito precisa ser colocado em prática o quanto antes!
1-Um bom terraço precisa de plantas
Para trazer vida ao local, aposte em espécies diferentes para trazer aquele toque de cor ao ambiente. Dependendo da metragem, até uma hortinha pode ser uma boa opção para incrementar o terraço.
2-Aposte num bom piso
Como normalmente os terraços estão descobertos e sujeitos aos efeitos do tempo, escolher um bom revestimento para o chão é necessário. Por isso, evite pisos escorregadios e que possam causar quedas. Aposte em algo mais seguro, mas sem perder a essência que traga beleza ao local. As ardósias podem ser uma boa indicação.
3-Mesas e cadeiras para integração
Quem tem um terraço pode aproveitar o espaço para curtir aquele churrasco com os amigos ou realizar aquela festinha para a família. Por isso, itens como mesas e cadeiras não podem faltar. Aposte em materiais que não sofram desgaste por conta da exposição ao tempo. Madeiras rústicas e vidros são opções mais válidas. Quanto ao tamanho, não escolha mobílias muito grandes. Prefira as menores e em mais quantidade para adaptar ao porte do evento.
4-Faça uma área coberta
A essência do terraço é a exposição ao Sol, mas, em alguns casos, uma sombrinha não é nada mal. Faça um toldo ou alguma cobertura para que as pessoas possam se reunir nesse espaço. Isso deixa o ambiente coringa para diversos climas.
5-Aposte numa área de churrasqueira e pizza
Terraço bom precisa ter um espaço destinado a gastronomia. As churrasqueiras e fornos de pizza feitos de alvenaria são excelentes opções, pois não sofrem com o desgaste do tempo, além de serem úteis para as mais variadas situações, seja dias frios ou quentes.
6-Um frigobar no terraço não pode faltar
Para sempre ter aquela bebidinha gelada à mão, invista num frigobar para evitar o entre e sai de casa. E é muito mais fácil, além, é claro, de criar um estilo muito bacana para o espaço. Atualmente, há modelos bem legais e que podem fazer uma ótima composição com o estilo adotado para o terraço.
7-Para incrementar, que tal uma TV e instalação de caixas de som?
Para não ficar faltando nada e o espaço oferecer o que há de melhor, tanto para os moradores, quanto para as visitas, uma bela televisão, além de algumas caixinhas de som para criar aquele clima legal e sempre interativo.
8-Piscina ou ofurô
Se tiver bastante espaço, por que não apostar em uma piscina, mesmo que pequena, ou num ofurô? Esses itens podem ser um pouco mais caros, mas vale o investimento, ainda mais quando queremos relaxar ou aliviar aquele calorão dos meses mais quentes do ano.
9-Uma rede: decoração simples, mas extremamente útil
Para quem gosta de um ar mais simplório, mas não perde a chance de ter um espaço para relaxar e curtir uma boa brisa do fim de tarde, que tal instalar uma rede no terraço? O espaço pode ser ótimo para ler um livro, descansar, curtir em boa companhia e muito mais.
10-Escolha elementos que remetam a natureza
Como o terraço é uma parte externa da sua casa, prefira elementos que façam menção à natureza. Isso ajuda a criar um ambiente mais agradável e que tenha esse toque mais receptivo.
Gostou das dicas? Agora é colocar a mão na massa e transformar o seu espaço!